10 dicas para dominar a arte da persuasão e convencer seus clientes

Quando foi a última vez que você teve que convencer seus clientes em uma situação de negócio?

Talvez você queira aumentar suas vendas, ou talvez convencer sua equipe a adotar novas e melhores práticas. Seja qual for a situação, você precisa dominar a arte da persuasão.

 

De acordo com Christina Hession da Toastmasters International, você deve começar por se perguntando por alguém deveria ouvir sua apresentação e, mais importante, o que você quer que essa pessoa faça como resultado, após te ouvir? Estruture sua apresentação em pontos de relevância para o seu público garantindo assim o máximo de sucesso.

a arte de persuadir

 

Aqui estão dez dicas da Christina para ajudá-lo a persuadir o seu público e apoiar os seus arguentos:

 

1. Objetivo:

Seja muito claro sobre o propósito da sua apresentação. Você quer informar, motivar, entreter ou inspirar? O que quer que o público pense ou faça como resultado de sua conversa? Se você não sabe – então não culpe o público por olhar confuso para você.

 

2. Sinceridade:

Seja autêntico. Você precisa envolver o seu público com paixão e convicção sobre o assunto que os interessa. Você precisa vender confiantemente todos os benefícios do que você vende.

 

3. Autoridade:

Não se esqueça de informar seu público de sua especialidade e qualificações em uma breve introdução antes de sua apresentação.

 

4. Lógica:

Um componente essencial na persuasão eficaz. Isso pode ser, por exemplo:

  •  Um raciocínio linear – definir uma série de aspectos específicos do problema particular, antes de vinculá-los às suas causas e soluções, ou pensamento.

  •    Esteja baseado em fatos – incluem estatísticas relevantes e citação de fontes confiáveis para suas afirmações.

 

a arte da pesuasão nos negócios

 

5. Falar ao coração:

Aborde um ponto, e então, conte uma história. O público gosta de histórias pessoais e anedotas, porque tocam suas emoções.

 

6. ‘Você Focado’:

Torne a sua apresentação ‘você focado’ em outras palavras, concentre-se no seu público. Usando a palavra ‘você’ em vez de ‘Eu’ ou ‘me’, faz com que sua apresentação seje mais pessoal e se torne uma conversa mais informal.

 

7. Humor:

O humor é um dispositivo muito eficaz para que você se engaje e se conecte com sua platéia. Servirá para deixar o ambiente mais leve, mas uma palavra de cautela aqui; o humor não pode ser politicamente incorreto, obsceno ou de zombaria com os membros da audiência.

 

8. Empatia:

Antes de iniciar sua apresentação observe o seu público. Quem são eles? Quais são suas necessidades e expectativas? Leve algum tempo para se misturar com sua platéia. Se possível, assegure que os assentos sejam organizados de modo que facilite a participação de todos.

 

9. Entrega:

Algumas atitudes que irão te ajudar a persuadir o público são:

  •   Sorria! Um sorriso é como o seu aperto de mão pessoal com o público.
  •    Fale com uma voz firme e em um ritmo medio.
  •  Varie a tonalidade da voz.
  •   Estabeleça contacto visual direto.

 

10. Confiança:

Sua apresentação começa desde o minuto em que você deixar o seu lugar para caminhar até o local onde você irá falar (se for o caso). Andando com a cabeça e costas retas irá transmitir ao público que você está confiante com o que fará. Um orador confiante é um orador persuasivo.

Fonte: www.toastmasters.org


Comentários

10 dicas para dominar a arte da persuasão e convencer seus clientes — 2 Comentários

  1. É isso aí Elisa!
    Obrigada, por sempre estar aqui no blog lendo os artigos e valorizando meu trabalho!
    Deus te abençoe!
    Beijos!

  2. Excelente!
    Agora, mais do que nunca, é necessário, colocar essas 10 dicas, em prática. Cláudia, parabéns! O seu blog, é uma verdadeira escola.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *