10 Dicas para ser bem sucedido com programas de afiliados

Programas de afiliados é o processo de promover produtos ou serviços de uma empresa para ganhar comissão.

Eu particularmente gosto muito dos programas de afiliados porque:

  •    São simples.
  • Não preciso ter um produto meu para vender.
  • Não tem nada a ver com esquemas de pirâmides.
  • Não é preciso recrutar pessoas para vender algum produto aleatório.

É realmente fantástico! Impressionante como existem produtos para todos os nichos. Não importa qual seja o tema do seu blog, sempre vai existir um programa de afiliados que se encaixa com sua audiência.

Estava lendo alguns artigos do Darren Rowse, que tem vários blogs e já ganhou milhares de dólares com programa de afiliados; e com certeza ele tem muito a nos ensinar. Então separei algumas dicas preciosas que com certeza te ajudará (como me ajudaram) a trabalhar melhor com os programas de afiliados e assim melhorar as vendas e lucrar mais com eles.

Com vocês, as dicas:

1. RELEVÂNCIA ENTRE SEU PÚBLICO, PRODUTO E CONTEÚDO.

RELEVANTEPara se ter um alto nível de vendas (conversão) é importantíssimo promover produtos que supram o máximo possível as necessidades ou desejos do seu público, tanto com os produto que você está promovendo, como também com o conteúdo que está sendo postado em seu blog.

Por exemplo, se os seus leitores são mulheres que gostam de moda, o seu conteúdo precisa ser relevante para elas. Você precisa escrever sobre tendências, o que as famosas estão usando, roupas, cabelos, maquiagem e por aí vai… Você não vai escrever sobre política e nem vai anunciar um produto que não tenha nada a ver com as expectativas das suas leitoras. Você precisa promover lojas de roupas e sapatos, maquiagem e produtos de beleza pois assim você terá uma boa chance de gerar vendas e, portanto, boas comissões.

 

2. CONFIANÇA É CRUCIAL

confiançaAcho que os programas de afiliados funcionam melhor quando a audiência já tem certa confiança no blogueiro, quando já é um leitor do blog e o conhece a algum tempo. Confiança se conquista, ninguém compra nada de um completo estranho, então conquiste a confiança do seus leitores.

 

3. O TRÁFEGO É CHAVE

trafego

À medida que seu tráfego aumenta as possibilidades de conversão aumentam também.  Principalmente através de leitores leais, ou seja, aqueles que sempre voltam ao seu site.

Uma coisa a se observar é que quando você escreve sobre os produtos que você está promovendo, você está produzindo conteúdo para o blog e quanto mais conteúdo mais possibilidade de aumentar as visitas do blog. E isso é muito bom!

 

4. REFORÇAR A MENSAGEM

reforce a mensagem

Escreva sobre o produto uma e mais vezes em um nova perspectiva. Reforce a mensagem ao longo do tempo. Você pode começar com um post de anúncio que diz aos seus leitores sobre o que você está promovendo, você pode voltar uns dias depois com uma revisão do mesmo, umas semanas mais tarde você pode postar o testemunho de um leitor que comprou o produto.

A chave é encontrar maneiras úteis para falar sobre o produto sem irritar seus leitores (nem sempre é fácil). Ao fazer isso você lembra e reforça a mensagem, tendo assim, mais chances do leitor fazer uma compra.

 

5. POSICIONAMENTO

 

onde colocar o programa de af

É muito importante o local que você irá colocar o banner no blog. Simplesmente colocar um banner na lateral, no cabeçalho ou no rodapé do blog não irá trazer muitas conversões. Eles ainda irão converter, mas nem se compara com quando você escreve um artigo e você coloca sua promoção contextualizada dentro do conteúdo em si. Você pode escrever sobre o produto que você está promovendo, falar sobre como você ou alguém  já o usou e torná-lo pessoal.

 

6. DIVERSIFICAR SEM DESORDEM

organize seus programas de afiliados

Alguns produtos são melhores para algumas audiências do que outros. Promover uma boa variedade de produtos é bom, mas sem exagerar demais, pois assim acaba ficando confuso para o leitor.

 

7. SER TRANSPARENTE

seja tranparente com sua audiencia

Não tente enganar as pessoas para fazê-las clicar em seus links. Os leitores não são bobos e eles se sentirão incomodados. Tem que ser algo transparente e natural, sem forçar a barra.

 

8. COMBINAR COM OUTRAS FONTES DE RECEITA

maneiras de ganhar dinheiro com blog

Cada blog é diferente, alguns irão funcionar melhor do que outros com o programa de afiliados, enquanto outros irão trabalhar melhor de outras formas de ganhos. No entanto pode-se também mesclar diferentes maneiras de ganhar dinheiro com o blog.

 

09. CONSTRUIR UMA LISTA

 

tenha uma lista de clientes

O programa de afiliados funciona muito melhor quando você tem uma boa lista. Seja leal aos seus leitores e assinantes, sua lista de e-mails, seus contatos do Twitter, seus amigos do Facebook ou alguma outra rede social – quanto melhor sua rede de contatos melhor será seu volume de vendas.

 

10. LEVA TEMPO

leva tempo ganhar dinheiro com blog

Ganhar dinheiro com blogs, seja qual for o método, leva tempo. Enquanto um programa de afiliados tem o potencial para fazer um monte de dinheiro muito rapidamente – quase sempre vem depois de muito trabalho e depois de você ter gasto tempo e muito esforço para construir uma rede.

Nos primeiros dias ou meses pode ter poucos resultados, muito pouco (e se houver).  À medida que sua audiência aumenta e também vai aumentando o conteúdo do blog a tendência é só melhorar. É preciso perseverar e manter-se focado no trabalho que a recompensa virá com o tempo.

 BLOG DE SUCESSO

De repente você já tem uma grande audiência e só agora resolveu monetizar o seu blog, então você já está muitos passos à frente e seu caminho será mais curto por já ter caminhado alguma milhas. Então mãos à obra! Comece a semear estas boas práticas e com certeza a colheita virá!


Comentários

10 Dicas para ser bem sucedido com programas de afiliados — 3 Comentários

  1. Boa noite Cláudia
    Ainda não tenho uma conta corrente, amanhã mesmo vou abrir uma para me inscrever. Beijos
    Deus te abençoe

  2. Oi Fernanda,
    Os programas de afiliados são uma boa opção, comecei a trabalhar com a Dafiti e a Submarino. Esta semana estarei publicando outros artigos com mais 4 afiliados que estou começando a trabalhar com eles e estou super empolgada. São de confiança por se tratar de redes de afiliados de grandes marcas. Fica de olho esta semana para as novidades e enquanto isso começa a trabalhar com a Dafiti, eles tem grandes marcas e são confiáveis. Eu fiz o meu cadastro e eles me aceitaram imediatamente. Não tem custo algum é só trabalhar com a divulgação dos produtos, que já são conhecidos. Como estou começando com eles agora também, vamos trocando experiências aqui no blog.
    Beijos!
    Cláudia Rezende

  3. Bom dia Cláudia
    Estou pensando em trabalhar com programa de afiliados, acho interessante mas não sei por onde começar já que não tenho um blog, o que devo fazer? Obrigada Deus te abençoe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *