Carreira e Maternidade

Entrevista com Eveline Mina, uma Mãe Empreendedora.

Conciliar carreira e maternidade é um desafio para muitas mulheres. Horários alternativos de trabalho, por exemplo, possibilitam às mães passar mais tempo com as crianças. Atualmente, com a tecnologia, muitos trabalhos podem ser feitos de casa.

Outra opção é abrir um negócio próprio. Entre tantas possibilidades, o blog http://maesquetrabalhamemcasa.com conversa com a Advogada, Coach de Carreira e mãe: Eveline Mina, sobre essas alternativas, dúvidas trabalhistas das mães que levam trabalho para casa e os desafios que as mães enfrentam para conciliar tarefas da maternidade às da carreira.

ENTREVISTA:

1)    Após o nascimento da sua filha, você repensou na sua posição profissional e optou por diminuir o ritmo?

Sim, na licença-maternidade procurei uma profissional Coach que em parceria executamos um plano de Ação e acabei me apaixonando pelo processo. Assim,decidi após 15 anos de atuação na área de Gestão de pessoas, investir na carreira do Coaching, para ter uma jornada mais tranquila.  Muitas mulheres enfrentam esse tipo de dilema. O profissional brasileiro hoje é, provavelmente aquele com maior carga de trabalho e de tempo de dedicação em todo o mundo. A síndrome do curto-prazo e dos resultados a qualquer custo que tomaram conta da mentalidade gerencial brasileira.

2)    Como fazer parte deste sistema e ainda conseguir ficar mais próximas de seus filhos sem que isso seja um impedimento para suas realizações profissionais e vice-versa?

A mulher vem ocupando espaços sociais, e a família vêm se reorganizando. Portanto, as estratégias no momento em que a mulher tem que se deparar com esses dois espaços, no final da licença-maternidade, devem ser compreendidas levando-se em consideração a realidade particular de cada família e de cada mãe. Nesse contexto, as redes de apoio são uma das formas encontradas pela família na busca de cuidado aos seus filhos.

3)    Quando lancei o blog, eu me senti totalmente mergulhada no universo materno. Tem sido uma tendência, de certo modo, o empreendedorismo materno?

O empreendedorismo materno é um fenômeno complexo, mas, grosso modo, poderíamos dizer que abrange estas mudanças no eixo profissional das mães, provocadas pela maternidade ou deflagradas a partir dela. A mãe empreendedora pode exercer uma nova atividade ou voltar ao seu antigo trabalho, mas buscando novas formas e um novo volume de dedicação.

De acordo com a Revista Exame– Edição de maio/2015, já são mais de 7,2 milhões de mulheres que empreendem no Brasil, de acordo com um estudo do Sebrae publicado em 2014. Além de trabalharem por 35 horas semanais em média cuidando do negócio, muitas delas também são mães. Elas têm que reservar um tempo para ficar com os filhos, tendo a ajuda de um par ou não.

4)    E as mamães que optam por manter seus vínculos de emprego, muito tem-se falado como alternativas o teletrabalho  ou “home office”, qual amparo legal elas possuem?

 A lei 12.551 de 2011, alterou a redação do artigo 6º da CLT, para determinar que não distingue entre o trabalho realizado no estabelecimento do empregador, o executado no domicílio do empregado e o realizado à distância, porém é bom lembrar que foram mantidos todos os pressupostos e prestação da relação de trabalho, para as premissas de uma boa relação jurídica.

Resumo: Diversas pesquisas no campo dos recursos humanos já apontaram que as mulheres se sentem mais felizes quando têm uma carreira e uma família ao mesmo tempo. Acho curioso que muitas mães de filhos pequenos tenham receio de dizer que trabalham porque gostam, como se isso fosse um demérito. Falo por mim: eu não seria uma pessoa feliz se fosse dedicada à maternidade e à casa 100% do tempo. Amo minha filha, e a minha relação com ela é prioritária, mas tenho muito prazer em trabalhar. E, fazendo o que gosto, também sou uma mãe melhor pra ela, mais leve, mais realizada.

Eveline Mina é Coach pela SLAC e Advogada, especialista em Gestão de Pessoas e Direito do Trabalho. Experiencia de 15 anos na área de Recursos Humanos e Dpto Pessoal.

www.minaconsultoria.com.br


Comentários

Carreira e Maternidade — 4 Comentários

  1. Oi wesley Humberto!
    Apesar do nome do blog, os homens são muito bem vindos!
    As dicas de trabalho e negócios são para todos!
    Um abraço!

  2. Oi Dayane,

    É um prazer ter a sua visita aqui no blog!
    Eu quero uma entrevista com você também, vamos combinar!
    Beijos!

  3. Achei muito interessante o programa ponto de vista com o Luiz Alberto e resolvi entrar pra ver.

  4. Parabéns à Eveline pela entrevista! A abordagem foi clara e didática, além de encorajar as mamães com tino empreendedor. Muito bom o blog! Parabéns também à Cláudia por acrescentar tanto à vida de milhares de mulheres. Beijos, Dayane Godinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *