Como ensinar o seu filho a ajudar em casa

Motive seu filho a ajudar em casa

Quando se trata de ensinar o seu filho a ajudar em casa com as tarefas domésticas, é fundamental considerar a idade da criança. Em primeiro lugar, crianças mais novas vão precisar de muita orientação e instruções específicas, passo a passo do que fazer.

Por exemplo, com um 3 anos de idade, você pode dizer: “Filho, por favor quero que você pegue todos os Legos e coloque-os na caixa de Lego nos próximos 10 minutos, e quando der os 10 minutos, todos os Legos precisam estar na caixa. Se eles não estiverem, você não vai brincar com eles amanhã.” Em seguida, eu coloco um cronômetro ou relógio marcando os 10 minutos e mostro para ele o tempo.

ensinar as criançar a ajudar em casa

Quando ele já consegue guardar os Legos na caixa de maneira satisfatória, você pode passar para outra tarefa, como colocar seus livrinhos de história na estante, ou colocar sua roupa suja no cesto.

 

Embora essa abordagem vai exigir mais de seu tempo e atenção, é muito menos frustrante e estressante do que você ficar repetidamente gritando, coisas como: “Que bagunça! Não aguento mais arrumar esta casa!” Você também vai perceber que dando instruções específicas, passo a passo, apoiadas por consequências, irá produzir resultados muito melhores.

Com crianças maiores que já podem ler e escrever, pode ser útil escrever suas tarefas diárias em um pequeno painel ou simplesmente em uma cartolina na parede ou dar-lhes cartões de tarefa que expliquem o que devem fazer detalhadamente a fim de que completem uma tarefa. Mais uma vez, você precisa ser específica sobre o tempo que ele deve gastar para completar a tarefa e qual será a consequência se não receber o trabalho feito.

 

crianças ajudando em casa

A propósito, quando usamos as consequências com crianças, é mais eficaz equilibrar as consequências positivas e negativas. Se nós simplesmente punirmos nossos filhos por mau comportamento ou por não cumprir uma tarefa, elas podem facilmente ficarem desanimadas. É muito importante elogiar e recompensar nossos filhos pelo seu bom comportamento. Então, quando seus filhos segue consistentemente fazendo suas tarefas, tais como limpar seu quarto ou arrumar a cama quando acordam, eles devem receber elogios verbais, um abraço e até mesmo uma pequena recompensa ocasionalmente.

Muitos pais acham que os quadros com adesivos podem ser um grande motivador. Cada vez que uma criança segue completamente com uma tarefa, ele recebe um adesivo. Quando ele ganha uma certa quantidade de adesivos, ele então recebe um privilégio especial ou uma recompensa por seus esforços.

Por Dr. Bill Maier – Traduzido por Cláudia Rezende

Tenha acesso ao meu Material Exclusivo!

Claudia Rezende

Claudia Rezende

Olá! Eu sou a Claudia Rezende e minha missão é te ajudar a ter o seu próprio negócio em casa te possibilitando assim viver uma vida mais próspera e com melhor qualidade junto da sua família!

Website: http://Mãesquetrabalhamemcasa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.