Como saber o que meu filho deve assistir?

4 Perguntas a se fazer sobre o que o seu filho deve assistir:

Quando você está decidindo que tipo de conteúdo é apropriado para o seu filho assistir, existem diretrizes gerais que cada família pode usar. Aqui estão quatro perguntas que você pode fazer a sim mesmo, para decidir se é ou não apropriado o seu filho ver um determinado programa ou videogame:

Que conteúdo o meu filho aprende com determinado programa?

Se houver dados factuais, eles estão corretos? Você quer que a mente do seu filho seja preenchida com a verdade. Se o programa comunica uma visão distorcida da realidade, em vez de como a vida funciona no mundo real, você não vai querer que sua criança assista, não é verdade? Você quer que seu filho seja exposto a coisas que são reais e não uma distorção da realidade.

Que tipo de traços de caráter esse programa procura construir no meu filho?

Eu quero que meu filho copie o personagem principal? Se o humor vem destruir a auto estima do outro, ser grosseiro, ou mostrar desrespeito à autoridade, isso é uma luz vermelha.

Os programas positivos ensinarão seu filho a cuidar dos outros, a trabalhar duro, resolver conflitos e superar os obstáculos.

Como esse programa trata os familiares?

As comédias de televisão muitas vezes degradam homens e pais, tornando-os preguiçosos, gordos ou estúpidos. Que mensagens o seu filho ouve sobre homens, mulheres, casamentos e pais? Como a família é representada?

Esse programa é consistente com seus valores familiares?

Uma criança está absorvendo todos os tipos de valores durante seus primeiros anos. Você não pode controlar o que seu filho vê fora de casa, na escola ou em outros lugares, mas você pode controlar o que eles estão assistindo em casa. O que é visto nas telas deve estar de acordo com os valores da sua família.

É seu trabalho como pai ensinar seus filhos a diferença entre conteúdo apropriado e inapropriado. Não deixe esta tarefa para um professor, pastor, amigo ou conselheiro. Da mesma forma que você não permitiria que seu filho comesse doces no jantar todas as noites, você não pode permitir que seu filho consuma lixo na tela da TV ou celular.

Você, como pai, é o filtro da dieta mental do seu filho. Isso pode significar não assistir ao último filme comercializado para crianças, mas não se preocupe, pois a saúde emocional do seu filho é mais importante do que manter o que é popular.

Fonte: arlenepellicane.com – Traduzido por Cláudia Rezende


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *