Como se organizar tendo um trabalho em casa.

Eu pensei que quando estivesse trabalhando em casa no estilo Home Office seria super produtiva. Eu iria cuidar da casa, das crianças e também ter um trabalho em casa. Estava tão feliz! Era o meu sonho se tornando realidade, até eu ver a minha pia entulhada de vasilhas e não encontrar nenhuma camiseta passada para meus filhos vestirem. Levei um choque! Mas não entrei em desespero, apenas tomei a decisão de dar um basta a situação e me organizar. Se esse é também o seu caso não se desespere é possível colocar ordem no caos que se instalou.

Existem várias listas de como se manter organizado e eu escolhi a lista da Jennifer Parris por achá-la muito prática e realista. São 11 práticas que te ajudarão a se manter organizada trabalhando em casa no estilo Home Office:

 

1.      CRIE SEU ESPAÇO DE TRABALHO EM CASA. homeoffice organizado

Se você não tiver um espaço de escritório ou quarto extra para converter em um escritório, você deve dar uma volta ao redor de sua casa. Escolha um lugar onde você não vai ficar brigando com espanadores, vassouras ou outros itens domésticos. Escolha um local que pode ser seu por tempo indeterminado e faça dele seu cantinho de trabalho em casa.

 

2.    DEFINA SEUS HORÁRIOS. tenha horários

Se você já não tem uma agenda definida por seu chefe, pois é autônoma, é uma boa ideia fazer uma. Ter um horário regular assegura que você pode ter o seu trabalho feito em um determinado tempo, sem trabalhar muito além do seu horário estipulado. Isso também mantém você na pista e focado, dando-lhe um prazo para completar seu trabalho todos os dias. Se você trabalhar mais um pouco aqui e um pouco lá, você poderá esticando a sua jornada de 6 (por exemplo) para 8 ou 10 horas e sua mente ficará dispersa.

 

3.    FAÇA UMA LISTA. faça uma lista2

A fim de manter-se organizado, uma lista é essencial. Quando você faz uma lista você pode ao final da suas horas de trabalho avaliar o que foi feito e se organizar para o dia seguinte. Uma lista é extremamente útil porque é uma lembrança palpável do que você precisa fazer durante o dia, antes que as distrações diárias interfiram.

 

4.    SEJA SEMI FORMAL. seja informa

Quando você trabalhava em um escritório tradicional, você tinha que se vestir formalmente ou usar um uniforme. De longe, uma das principais vantagens de se ter um trabalho em casa é que você pode aparecer no trabalho (ou seja, sua mesa) usando qualquer coisa que você quiser. Mas isso não significa que você deve trabalhar de pijama o dia todo. Tomar um banho, tirar o pijama e calçar algo confortável (mas sem desleixo) vamos assim dizer, são passos importantes para te ajudar a fazer uma transição mental para o seu trabalho em casa. Afinal, se você ficar ou  e se sentir desleixado, isso pode te levar a ficar desorganizado nos seus pensamentos e no seu trabalho também.

 

5.     ENCONTRE O SEU HORÁRIO DE PICO. tenha horários2

Todo mundo tem uma hora do dia quando eles se sentem melhor e maia produtivos. Talvez você seja uma pessoa da manhã, capaz de fazer a maioria de suas tarefas até o meio-dia. Mas você pode ser como uma coruja da noite, tendo suas melhores ideias e sua produtividade aguçada durante a noite — enquanto o resto do mundo tem sono. Descubra quando você tem mais energia e então ajuste sua agenda de acordo, deixando as tarefas mais difíceis para executar quando você está no seu auge e se sentindo com mais energia. Se você é uma mãe que trabalha em casa, então terá que ajustar seus horários de acordo com sua rotina familiar, se seus filhos estão na idade escolar com certeza é no horário de escola deles o seu melhor horário para trabalhar e se são bebês durante as sonecas do dia.

 

6.    EVITE FAZER TRABALHOS DOMÉSTICOS. evite trabalhos domesticos no horario de trabalho home office

Você inocentemente vai até o quarto das crianças e têm sapatos espalhados pelo chão e você começa a arrumá-los ou você vai até a cozinha pegar um copo com água e de repente você já está arrumando a cozinha e ai então você vai até o banheiro e nota que tem que substituir o rolo de papel. Sem perceber já se passaram 20 minutos do seu tempo de trabalho. O fato de nos envolvermos com as tarefas domésticas pode ser a nossa maior distração quando temos um trabalho em casa. É preciso estabelecer horários para cada atividade e então poder alcançar um maior rendimento, pois se não o dia passa e a casa não está arrumada e nem tão pouco o nosso trabalho em casa está feito.

 

7.     ORGANIZE SUA MESA DIARIAMENTE. arrume sua mesa

     No final de cada dia de trabalho, organize a sua mesa. Papéis importantes em pastas e o resto no lixo. Limpe inclusive o seu teclado, mouse e tela, também recolha xícaras ou copos. A ideia é deixar a sua mesa, como você gostaria de vê-la na manhã seguinte, limpa e organizada. Dessa forma, você vai se sentir animado — e não frustrado — quando você se sentar para trabalhar no dia seguinte.

 

8.    NÃO ATENDA AO TELEFONE. desligue o telefone2

     Se você não precisa receber e nem fazer chamadas telefônicas no seu trabalho é melhor desligá-lo ou não atender as chamadas se você precisa fazer algo realmente concentrada. Se voc6e estivesse em um trabalho tradicional, você não iria poder ficar pendurada no telefone, não é verdade? Sua família e amigos sabem que você trabalha em casa, então por que sua tia Linda constantemente te chama às 10:30 para bater papo, mesmo quando você está ocupada no meio da manhã de trabalho? As pessoas que não tem um trabalho em casa têm dificuldade em entender que enquanto você está em casa, você está realmente trabalhando. Então é uma boa ideia deixar claro para algumas pessoas que sempre te ligam em seus horários de trabalho que para você não é um bom horário para conversar. Mas se sua amiga está sempre a te ligar, é melhor não atender o telefone. Dessa forma, as pessoa vão acabar entendendo a dica, e você não precisa se preocupar em ferir os sentimentos de ninguém falando que precisa desligar para trabalhar. Eu mesma já gastei em um dia mais de 2 horas ao telefone falando apenas com duas pessoas e meu trabalho ficou sem ser terminado naquele dia.

 

9.    FAÇA PAUSAS. faça intervalos

 Pode parecer errado fazer pausas quando você está tentando manter-se organizado e maximizar a produtividade, mas você vai ser muito mais bem sucedido se você fazer mini pausas durante todo o dia. Para ajudar a adicionar ordem ao seu dia, tente fazer sua pausa no mesmo horário todos os dias.

 

10.  FOCO EM UMA TAREFA DE CADA VEZ. tenha foco

Claro, todo mundo quer ser considerado um mestre multitarefas, mas a realidade é que os seres humanos podem realmente fazer uma coisa de cada vez efetivamente e bem feito. Então foque em uma tarefa e faça-a bem feita. Afinal, se você tiver 10 janelas abertas e duas telas de computador, uma chamada de conferência, enquanto você escreve um artigo você vai fazer tudo mal feito. É preciso fazer tudo com qualidade e não em quantidade. Já aconteceu muito comigo de não me manter focada em uma tarefa apenas e as coisas não caminharem. Acaba que não sai nem uma coisa nem outra. A menos, que você seja uma mãe que trabalha em casa com filhos pequenos, então não será impossível, nós sempre damos o nosso jeitinho.

 

11.  SEJA FLEXÍVEL. mãe cuidando do filho doente

Você pode ter feito todo o possível para garantir que teria um dia totalmente focado no seu trabalho, mas então seu filho ficou doente e teve que vir mais cedo da escola. A coisa é, quando somos mães que trabalham em casa, estas coisas acontecem. E desde que cabe a você lidar com tudo isso, então não se estresse por não ter o dia tão produtivo quanto você queria que fosse. Uma das belezas de se ter um horário flexível é que você pode — e deve — ser adaptável. Quando seu filho doente ficar melhorzinho, você poderá sempre voltar ao computador para completar o seu trabalho — e ter tudo pronto. Afinal, a maioria das mães que trabalham em casa o fazem para poder ter flexibilidade para cuidar dos seus filhos. Precisamos nos lembrar sempre quais são nossas prioridades.

 

1.      SEJA AGRADECIDOseja grato

Eu disse que seriam 11 dicas, só que eu acrescentei mais uma como brinde. Pode parecer que gratidão não tenha nada a ver com o tema tratado aqui, só que quando você tem consciência do quanto você é privilegiado por ter um trabalho em casa, isso te motiva e te faz ter ainda mais foco nos seus objetivos. Seja grato a Deus por ter um trabalho em casa e não precisar enfrentar trânsito, um chefe chato, por poder ter flexibilidade de horários, estar mais perto da sua família e por tantos outros benefícios. Não se esqueça de também mostrar a sua gratidão as pessoas que permitiram que você passasse a ter um trabalho em casa e pudesse ter a chance de realizar seus sonhos. No meu caso tenho que agradecer sempre ao meu marido que aceitou e me incentivou a ir em frente com meu desejo de ter um trabalho em casa.

Enquanto ter um trabalho em casa tem muitos benefícios, pode se tornar também um oceano de distrações e se nós não sabemos como navegá-lo corretamente podemos nos afundar. Tenha foco e se concentre no que tem que fazer naquele momento para manter-se um fluxo de limpeza, organização e ver sua produtividade decolar como nunca.

 

VEJA TAMBÉM:


Comentários

Como se organizar tendo um trabalho em casa. — 2 Comentários

  1. Tenho que ler este artigo para mim mesma quase todos os dias! Irei imprimi-lo para colocar na porta da geladeira,kkkk! Realmente não é fácil quando temos que cuidar dos nossos filhos, da casa e ainda ter um negócio em casa. Sem organização vira um caos. Quando começamos a por em prática estas dicas melhora muito.
    Beijos!

  2. Como é dificil essa organização, todo mundo pensa assim, isso eu tiro de letra! Mas vai colocar em prática pra ver! Ótimo o seu artigo, se seguirmos ele teremos com certeza melhores resultados, só precisamos é de muita força de vontade para conseguir segui-lo!!! rsrs! Mas com perseverança conseguimos! Bjos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *