Como trabalhar Palavras-chave nos artigos.

Palavras-chave é apenas uma das regras básicas do seu blog.

Algumas pessoas quando pensam em posicionamento do blog acreditam que enchê-lo com palavras-chave irão ficar na primeira página do Google. Outras acham que basta escolher qualquer palavra-chave e misturá-la sem concordância nenhuma, será a solução.

Na verdade. palavras-chave não é apenas buscar as mais procuradas lá na ferramenta do Google e depois escrever um texto qualquer.

É preciso ter em mente que escrevemos para pessoas e não para os motores de busca que são “robôs”! Eles são importantes sim, mas de nada vai adiantar se um usuário entrar no seu blog para ler um artigo e ele não tiver concordância, harmonia entre as palavras-chave e o texto. Com certeza em poucos segundos de leitura a pessoa sairá correndo do seu blog. E com isso, a taxa de rejeição aumentará drasticamente.

 

Então, vamos entender na prática como tudo funciona?

Imagine que nesse blog fossem dadas dicas de dietas. E a palavra-chave, do texto que você quer ler, fosse emagrecer.

Veja esse exemplo de texto:

Para você emagrecer precisa fazer uma dieta para emagrecer. Porém emagrecer não é só fazer dieta para emagrecer, você tem que fazer exercícios para emagrecer. Só assim você vai conseguir emagrecer...

Me fala sinceramente, você conseguiria ler até o final um texto escrito assim? Creio que não, nem você e nem ninguém! Só em um parágrafo foi repetida a palavra-chave 6 vezes!

Mas existe uma técnica que uso e vou compartilhar aqui com você.

Toda palavra possui o que chamamos de “campo semântico” e quando o utilizamos dentro do texto, ele fica mais harmonioso e com mais peso dentro do SEO. Para explicar de forma clara, vamos continuar usando o exemplo da palavra-chave emagrecer.

Campo semântico são aquelas palavras que estão dentro do mesmo contexto que a palavra principal. Ou seja, são palavras que podemos usar e ainda ter posicionamento sem ficar repetindo a mesma palavra o tempo todo e tendo a certeza de estar falando sobre o mesmo assunto.

Veja como utilizar o campo semântico:

Para você emagrecer precisa fazer uma dieta hipocalórica. Porém emagrecimento não é só fazer uma dieta restritiva, tem que fazer exercícios para queimar gordura. Só assim você vai conseguir alcançar o peso ideal

Ficou bem melhor esse exemplo, não foi? E com certeza você entendeu que todas as palavras estão ligadas a palavra principal. Elas estão dentro do campo semântico da palavra emagrecer.

Saber usar de forma adequada as palavras-chave e o campo semântico, já irá fazer diferença nos seus textos. Porém, existem várias técnicas para escrever um texto persuasivo.

Dentro desse mesmo contexto existe também o Marketing de Conteúdo que veio para ficar e vai se aprimorar cada vez mais, já que hoje em dia um blog sem conteúdo de valor, está fadado ao fracasso.

Então vamos recapitular tudo que falamos para que você entenda qual é a fórmula do sucesso de um texto integrado e coeso:

– Saber utilizar as palavras-chave e o seu campo semântico;

– Escrever textos persuasivos utilizando conteúdo que agregue valor ao seu leitor e que deixe a leitura prazerosa.

Tenho certeza que com essa combinação, seus textos serão lidos, relidos e compartilhados nas redes sociais, muitas vezes por vários leitores ávidos por suas informações. Eles saberão que o seu blog não é apenas um amontoado de palavras-chave sem nexo, apenas para os motores de busca, e sim um blog com textos que respeitam o ser humano que está do outro lado da tela do computador.

Espero que você tenha entendido que a palavra-chave é apenas uma das regras básicas do seu blog e saiba como utilizá-la.

Sucesso!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *