Como Fazer Email Marketing – “Dicas sensacionais!”

O que todos os que querem trabalhar em casa pela Internet precisam saber sobre email marketing

17.topo-artigo

“GuestPost” escrito por Elaine Souza do Blog Rentável

Esse artigo vem de encontro com as necessidades de todos os que trabalham online, pois ele mostra como fazer email marketing de forma profissional e ainda dá dicas ótimas. Continue lendo que você não se arrependerá!

Desde os últimos 200 anos ou mais que os princípios da publicidade não mudaram grande coisa. Se um empresário quer uma audiência para venda de seus bens e ou serviços, é necessário que ele use de argumentos bastante persuasivos diante do seu público. O que tem mudado bastante é a forma de fazer isso.

A Internet introduziu uma grande reviravolta na mala directa, fazendo surgir uma nova oportunidade para alcançar esse público-alvo com uma técnica conhecida como email marketing. É uma técnica barata, rápida e muito eficaz para se alcançar uma grande quantidade de prospectos ao mesmo tempo, e é fácil acompanhar os resultados de uma campanha de vendas feita através do email marketing.

Há quem diga nos dias de hoje, que o email marketing já é uma técnica ultrapassada porque o que está na moda e recebe mais atenção do público são as mídiassociais. Mas na verdade o email marketing com uma forte abordagem do marketing de conteúdo está mais poderoso do que nunca graças aos meios de comunicação social. Eu diria até que (se você souber usar) ele é uma ferramenta indispensável àquele quer estreitar a relação com sua lista.

Porém, não é uma tarefa muito fácil fazer com que esses clientes acreditem em você ao ponto de abrirem, lerem e clicarem nos links dos seus emails. Para que você saiba o que fazer para que tudo isso aconteça, aqui seguem dicas espectaculares, aproveite-as na prática para ter resultados também espectaculares.

1ªDICA: NUNCA COMPRE LISTAS DE EMAILS

1.nao-compre-emails

Essa é uma péssima prática na captação de contactos, enviar email marketing sem a autorização do dono do email é spam, portanto não vale a pena.Sem contar que é falta de ética com seu público. Você deve fazer email marketing respeitando os interesses e a privacidade de cada um.

Insistindo nessa ação você só vai fazer investimentos fracassados e destruir a sua reputação. Portanto é melhor que se mantenha o respeito e a ética, e só entre na caixa de entrada que te seja autorizado.

2ªDICA: ESCREVA O TÍTULO PERFEITO PARA O SEU EMAIL

2.o-seu-melhor-titulo

Antes de tudo você precisa se preocupar em não ser marcado como spam.

Você tem inúmeras formas de escrever um título de impacto, mas precisa equilibrar esse impacto se quiser manter sua lista a longo prazo. O tamanho máximodo título do seu emailmarketing é 50 caracteres (incluindo espaços e pontuação). Nesse caso menos é mais!

Gaste muito tempo com o seu título, pois de nada adiantará ter um conteúdo maravilhoso se você não conseguir fazer com que o leitor clique no seu link.

Diga que há novidades, dê dicas, faça uma oferta atraente, atice a curiosidade dele deixando um pouco de mistério ou faça uma pergunta que o leitor vai responder “sim”, o importante é dentro das regras atraí-lo a abrir o email.

3ªDICA: SEJA PESSOAL

3.seja-pessoal

Não use a formalidade ou palavras difíceis para se fazer de inteligente. Mostre simplicidade, converse com seu leitor sempre em primeira pessoa, não é o seu site que está a falar com ele, é você! O leitor gosta de saber que existe um ser humano do outro lado, não uma máquina que funciona no automático.

Assim você cria uma certa intimidade com seus leitores e desperta uma maior confiança em você!

4ªDICA: TENHA EM MENTE QUE VOCÊ ESCREVE PARA O DESTINATÁRIO

4.AIDA

Você já sabe de cor e salteado qual a finalidade do seu email marketing, portanto mostre ao seu leitor, de forma clara, qual é essa finalidade.

Crie textos levando em consideração um conceito bem conhecido no meio publicitário o A.I.D.A  (atenção, interesse, desejo, ação):

  • Atenção: Prenda a atenção ao ponto de abrir o email;
  • Interesse: Para despertar o interesse é de grande valia criar conteúdos que mostrem onde, e como, o seu produto ou serviço pode ser utilizado da melhor forma;
  • Desejo: Cultive o desejo e a motivação no corpo do email;
  • Ação – Conduza o leitor a clicar em seu link.

5ªDICA: PERSONALISE SEUS EMAILS

5.personalisar-email

Não custa nada ter no início da sua mensagem um “Prezado fulano(a)”,pois um email sem saudação e nome do destinatário acaba se tornando frio e impessoal, chamar o cliente pelonome no seu email seria uma maravilha, o cliente se sentiria mais confiante e teria uma melhor pré-disposição para o ler.

Mas para isso é necessário que se capture além do email, também o nome do cliente, e esse tem sido um grande obstáculo na vida de qualquer empreendedor online para captura de contatos, já que na maioria das vezes o cliente se nega a dar o seu email pelo simples fato de ter que colocar o seu nome junto dele.

Nesse caso cabe a você avaliar se prefere capturar mais emails, pedindo somente o email, ou capturar menos emails, pedindo email e nome porém, conseguindo uma lista de maior qualidade.

Na maioria dos blogs que tenho visto por aí, eles optam por pedir apenas o email, capturando assim uma maior quantidade de contatos.

6ªDICA: OTIMIZE A SUA NEWSLETTER PARA MOBILE

6.Otimizar-newsletter-para-mobile

Tendo em vista que grande parte das pessoas abrem emails a partir do seu aparelho móvel seja ele um smartphone, tablet ou portátil é interessante buscar um bom software de emailpara que o email entregue por ele se adapte com o tamanho e largura desse aparelho.

7ªDICA: EVITE MANDAR EMAILS COM MUITA FREQUÊNCIA

7.muito-email

O maior motivo para que as pessoas se descadastrem da sua lista é a insistência dos seus emails.

Tendo isso em vista evite mandar emails repetidamente a sua lista, mesmo usando um auto responder é preciso tomar o cuidado de dar um intervalo entre um email e outro. Entre 3 e 4 dias é um intervalo adequado, ou só envie algo a sua lista quando tiver algo de real valor para os seus leitores.

8ªDICA: SEJA OBJETIVO, EVITE EMAILS LONGOS

8.seja-objetivo

Você deve evitá-los porque:

  • O tempo de quem os recebe precisa ser respeitado, assim como o seu, o tempo do seu leitor também é valioso;
  • Um texto extenso pode causar preguiça e desinteresse para o ler até o fim. (Eu odeio receber um desses! rsrs!);
  • Só envie um email quando tiver algo verdadeiramente interessante a dizer.E seja breve!

9ªDICA: PROCURE INTERAGIR COM SEU LEITOR

9.interagir-com-leitor

Seja prestativo e amigo do seu leitor, procure atender as suas dúvidas, através dos emails ou comentários dos mesmos no seu blog. Com um relacionamento mais amigável você obterá mais confiança e por consequência mais fidelidade dos leitores.

10ªDICA: CONTE AOS LEITORES PORQUE E COMO ELES ESTÃO RECEBENDO ESTE EMAIL

10.conte-aos-leitores

Apesar se ser ético vejo vários blogueiros que ainda não tem essa prática. É terrível quando você recebe um email e não sabe como e nem porque ele chegou até a sua caixa de entrada.

Portanto é aconselhável que você coloque no topo doemail,que ele está a recebê-lo porque se cadastrou na sua lista, ao entrar no seu blog, no seu face ou na sua pagina de captura, seja lá o que for, assim você evita perder o assinante ou que ele te marque como spam.

11ªDICA: PROCURE NÃO USAR IMAGENS

11.anteçao-no-uso-imagens

As imagens ilustram bastante o nosso conteúdo, mas no caso do email, alguns serviços pedem a confirmação de imagem, e isso acaba por se tornar um obstáculo entre seu email e o leitor. Se ele não clica em autorizar imagens, seu email não abre direito e causa redução na taxa de conversão.

12ªDICA: PRESENTEIE O SEU LEITOR

12.Presenteie-seu-leitor

É uma prática muito comum oferecer ao leitor que se cadastra na sua lista alguma recompensa:

  • E-book;
  • Vídeos;
  • Cursosonline;

Qualquer conteúdo que lhe acrescente valor fará com que ele se sinta bem em participar da sua lista.

13ªDICA: CONFIRA ANTES O QUE ESCREVEU

13.revise-o-texto

Não tenha pressa em disparar o email, revise-o primeiro, confira se faz sentido o que você escreveu, corrija erros gramaticais e não confie apenas na correcção automática, uma vez li em qualquer lugar, que se você esquecer o primeiro “d” da palavra “pedido” mesmo estando gramaticalmente correta da um sentido bem feio a palavra (rsrs..), portanto é melhor conferir muito bem conferido. Mas não precisa ser lunático!

14ªDICA: INSIRA VARIOS LINKS

14.insira-varios-links

Aqui vale a lei do quanto mais melhor. Lógico usando o bom senso para não exagerar, quanto mais links você distribuir pelo seu email mais chances tem do leitor clicar em um deles.

15ªDICA: SIGA OS BONS

15.siga-os-bons

Nada melhor do que aprender com aqueles que já tem uma melhor experiência. Inscreva-se na lista de pessoas conceituadas em email marketing e observe a sua forma de trabalhar. É seguro tirar dali alguma lição.

Bem, se você seguir todos esses passos, é garantido que terá ótimos resultados com a sua lista de emails.

Espero que tenham gostado do artigo, compartilhe a sua opinião nos comentários, compartilhe o conteúdo nas suas redes sociais, assine o nosso Feed para saber sempre de novos artigos e se estiverem com alguma dúvida entrem em contato que terei imenso prazer em respondê-los!!! Fiquem com Deus e até o próximo post!!!

 

Ass-post

 

 

 

 

 


Comentários

Como Fazer Email Marketing – “Dicas sensacionais!” — 2 Comentários

  1. Olá. Elaine adorei o seu artigo. Tirou muitas duvidas que eu tinha. Muito obrigada.

  2. Espero que esse artigo possa ajudar aquelas mães que estão a trabalhar em casa com seu blog, mas ainda é necessário a introdução do E-mail Marketing nos seus negócios como uma ferramenta de captura de contatos, pois nesse nosso ramo sua lista é o seu tesouro!!! Obrigada Cláudia por me presentear com um artigo meu no teu blog! Mães sejam felizes e sucesso sempre! Bjokas Cláudia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *