Nossos filhos e a TV

Criança Pode ver TV?

Atualmente, a TV tem se transformado numa espécie de ‘babá eletrônica’, uma vez que prende a atenção dos pequenos e dá uma folguinha para os pais de vez em quando. No entanto, pouquíssimo se questiona sobre a qualidade do que as crianças assistem, leem ou ouvem. Isso porque muitos papais e mamães sentem o peso da chamada ‘culpa’ pela ausência e por não conseguirem dedicar tempo suficiente aos filhos. Então, a TV aproveita para explorar uma programação diversa, esta que é um cenário perfeito para incentivar o consumismo.

Segundo os especialistas, não é preciso proibir a TV, mas, sim, tomar alguns cuidados para evitar seu excesso. “Em primeiro lugar é necessário que todos repensemos nossos hábitos com relação ao consumo da programação de TV. Se você deixa de ir a algum passeio ou sai cedo de festas e reuniões para assistir à novela, lembre-se de que ficará gravado na mente da criança que assistir TV é mais importante do que muita coisa”. É o que alertam as autoras do livro “A criança e o marketing” (Summus Editorial), a psicóloga Ana Maria Dias e a especialista em comunicação, Luciana Vasconcellos.

Dessa maneira, ressaltam as escritoras, a criança passará a dar uma importância muito grande para a TV. Além disso, reforçam que no decorrer do tempo ficará cada vez mais difícil argumentar que fazer a lição, estudar ou ir ao aniversário da avó é mais importante que assistir ao novo episódio da série predileta do seu filho.

“Já virou hábito colocar aparelhos de TV nos quartos e na cozinha. Não resta dúvida de que isso dá mais tranquilidade aos adultos: as crianças ficam absortas, deixando os pais livres para realizar suas tarefas ou assistir aos seus canais prediletos. Mas essa atitude precisa ser repensada. Seu filho está absorvendo conceitos que poderão influir, e muito, na formação dele”, completam as especialistas no livro.

Não reduza o tempo de TV dos filhos para você ter mais tempo para assistir aos seus programas prediletos

Havendo um único aparelho na casa, não reduza o tempo de TV de seus filhos para que você possa assistir aos seus programas prediletos. Eles perceberão isso. E essa questão vai virar uma disputa pela telinha. Diminua o tempo da TV optando por jogos de tabuleiro, conversas, histórias, livros etc. Isso fará um bem imenso ao convívio da família. Se isso fizer parte de um acordo entre todos da casa, será mais divertido e incrível.

Estimule seu filho a se distrair com outras atividades logo após o desenho favorito

Na hora de escolher o que assistir, avalie, junto com a criança, o que ela realmente quer ver em vez de deixá-lo zapeando à vontade. Estimule seu filho a se distrair com outras atividades logo após o desenho favorito, seja fazer esportes, brincar ou ouvir música. Resumindo, desligue a TV quando a programação combinada chegar ao fim.

Reserve um tempo para ver TV junto com a criança

Aproveite esse tempo para comentar os comerciais e a intenção deles, sempre de acordo com a idade dos seus filhos. No caso de crianças de até 4 anos, destaque o que está sendo oferecido realmente: a boneca, o sapato, o produto em si. Tire o clima. Com as crianças maiores já é possível argumentar, levando-as a fazer a associações por meio de perguntas. Entre elas ‘você acha que se usar essa sandália vai correr mais rápido só por causa do desenho?’.

Leia para seu filho desde bebê

Ler estimula o interesse dele pela leitura. Não utilize a TV como embalador de sono. Use livros, música suave, cante canções de ninar, converse baixinho. Crie na criança o hábito de ver TV em horários restritos: só depois do jantar ou do almoço, de tomar banho e de fazer o dever de casa se houver. Isso durante o tempo combinado. E quando a criança for assistir TV, deixe perto dela brinquedos de montar, livros, papel e lápis. E dê a ela a opção de não ligar a TV para brincar com outras coisas. Os dois, ao mesmo tempo, não!

Evite chegar a casa e ligar imediatamente a TV

Mostre que há coisas no dia a dia, dentro de casa, mais importantes que ver TV. Reduza o tempo diante da TV durante a semana, mas deixe a criança assistir um pouco mais aos sábados e domingos. Procure mostrar que a televisão tem caráter de lazer. Se você costuma deixar seus filhos na frente da TV para fazer almoço ou jantar, mude! Desligue o aparelho e os coloque perto de você, com brinquedos. Converse com eles enquanto cozinha.

Novela não é programa de criança

Se você tem babá, proíba-a de ver TV com seu filho fora dos horários combinados e da programação escolhida. Novela não é para criança. Além disso, durante as refeições, a TV deve ficar desligada. O pequeno precisa ver o que come para perceber quando está satisfeito. Do contrário, pode ser que ele coma mais do que precisa, o que pode favorecer a obesidade. Além disso, a hora da refeição é um excelente momento de ensinar hábitos alimentares saudáveis, mostrar como se comportar a mesa ou gerenciar conflitos entre irmãos.

É aconselhável ter somente uma TV na casa

É aconselhável ter somente uma TV para que todos aprendam a dividir o tempo diante dela. Isso gera debates, obviamente, mas essa é uma boa forma de aprender a resolver problemas com negociação, cooperação e comprometimento. Quanto menor for seu filho, menos tempo de exposição à TV ele deve ter. E isso precisa ser limitado. Já a programação deve ser escolhida pelo responsável pela criança. Até os dois anos, o ideal é não expor a criança à TV.

Fonte: Tempo de Mulher (Revista online)

 

Tenha acesso ao meu Material Exclusivo!

Claudia Rezende

Claudia Rezende

Olá! Eu sou a Claudia Rezende e minha missão é te ajudar a ter o seu próprio negócio em casa te possibilitando assim viver uma vida mais próspera e com melhor qualidade junto da sua família!

Website: http://Mãesquetrabalhamemcasa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.