Princípios fundamentais na criação dos filhos

Existem princípios fundamentais na criação de filhos. A própria palavra de Deus nos ensina como proceder na criação dos filhos. A palavra de Deus nos orienta e o Espírito Santo nos capacita no dia a dia a sermos os pais que o Senhor deseja que sejamos.

Tenho o desejo de estar sempre ajudando outros pais e mães, postando artigos falando sobre criação de filhos, como eu já disse outras vezes, eu estou sempre procurando orientação do Senhor para criar os meus filhos, seja na sua Palavra ou através de cursos, leituras ou mesmo trocando experiências com outros pais.

Este é mais um artigo incrível vale muito a pena ler!

PARTE I   –  COMUNICAÇÃO

sermos bem sucedidos na criação dos filhos, precisamos seguir as orientações que a palavra de Deus nos dá.

 

A comunicação é importantíssima na vida dos seres humanos conforme mostra o texto bíblico de Gênesis capítulo 11.1- 7, ou seja, quando Deus confundiu as línguas deixaram de edificar a torre e partiram para vários lugares do planeta sem completar aquela obra.

Certo apresentador de televisão declarava “quem não se comunica se estrumbica”, portanto, se não houver a comunicação de maneira correta não haverá entendimento e, por conseguinte, os problemas vão surgir.

Imagine a seguinte situação: na sala de aula o professor ensinando matemática falando inglês para alunos que somente conhecem a língua portuguesa, que tremenda confusão aconteceria por não falarem a mesma linguagem.

Em muitos lares é exatamente isso o que acontece, o marido fala com a esposa como se fosse sua empregada, a esposa ao falar com o marido esbraveja como ele fosse o culpado por tudo aquilo que acontece no mundo, em alguns casos chega a ocorrer até agressões, que consequentemente, gerará nos filhos uma falta de respeito pelos pais.

Os pais deixam os filhos por horas em frente ao computador ou televisor absorvendo todo tipo de conteúdo, inclusive palavra de baixo calão, o que pode gerar grandes problemas posteriormente, lembre-se que as crianças são como esponjas, aprendem o que vivenciam.

O diálogo é imprescindível para que a família possa viver melhor, ou seja, paz, alegria, união e segurança só são possíveis quando há diálogo entre pais e filhos conforme o salmo 133.1-3.

Os pais trabalham juntos como uma equipe, uma equipe começa com o seguinte: 1º comprometer-se, 2º dividir os deveres como pais.

A equipe termina quando: 1º um sabota o outro, 2º contradizer um ao outro, 3º discutir principalmente na frente dos filhos.

O Senhor Jesus afirma que uma casa dividida não subsistirá, ou seja, se não há comunicação tornar-se-á como a torre de Babel que virou ruínas.

 

 PARTE II   –  REGRAS DA FAMÍLIA

regras da familiaÉ impossível viver em sociedade sem regras, portanto, em uma sociedade é preciso ter regras que definam o certo do errado, ou seja, as regras servem de parâmetro para melhorar o convívio. Na família não é diferente, sem as regras o caos se instala e a anarquia toma conta da família.

 

 Necessário ter hora para acordar, almoçar, lanchar, dormir, estudar, ou seja, as regras são diretrizes para o bom funcionamento da família, portanto, é como nosso organismo, se algo não está bem no nosso corpo, sentimos febre, dor e outros sintomas, se não houver uma sábia direção na condução do lar, o mesmo virá a ser uma baderna. Provérbios 14.1

 

    1-     Regras existem para ser obedecidas

 

2-     As Regras ensinam à disciplina

 

3-     As Regras são inegociáveis

 

4-     Não seja você a quebrar as regras

 

5-     As ações geram conseqüências

 

6-     Não morder

 

7-     Não pegar as coisas dos outros

 

8-     Não bater

 

9-     Não mentir

 

10-   Não atirar nada nos outros

 

11-   Não gritar

 

12-   Não pular nos móveis

 

13-   Boas maneiras à mesa

 

14-   Todos fazem tarefas

 

15-   Todos fazem limpeza

 

16-   As famílias formam uma equipe.

 

17-   As famílias respeitam uns aos outros

 

 

 

 PARTE III  – ASSUNTOS DIFÍCEIS

mães educando filhosExistem assuntos que são difíceis para conversar e explicar aos filhos e é preciso ter sabedoria para conversar com os pequenos.

 

 1- Acidentes: acidentes podem ocorrer com crianças e pais cautelosos, é preciso ter uma bolsa de primeiros socorros em local de fácil acesso e todos na família devem saber onde ele está.

 

 2- Amigos destruidores: são semelhantes aos intimidadores, são aqueles que agridem, espancam, mordem e outras coisas semelhantes. É preciso ensinar seu filho que violência gera violência, dê a seu filho tempo para pensar sobre o assunto e explique que as pessoas nervosas falam coisas sem pensar.

 

3- Intimidação: a intimidação pode provocar sentimentos terríveis de vergonha e humilhação. (a), contar aos pais ou responsáveis (b) Se ocorrer  na escola deve-se falar ao professor e assim sucessivamente. Nunca esconder nada dos pais ou responsáveis.

 

4- Qual a idade certa namorar? O bom é explicar que em primeiro lugar deve-se dar prioridade aos estudos, depois namoro e casamento.

 

 

 

 PARTE IV – OS MANDAMENTOS DA FAMÍLIA

1.As Ações Geram Consequências: o bom comportamento deve ser recompensado e o mau comportamento gera punição.

 

 2.   Seja Prudente: pense antes de falar ou vai pagar o preço, “Não” quer dizer não e “Sim” quer dizer sim.

 

 3.   Os Pais formam uma Equipe: se o casal não fala a mesma língua, os filhos não saberão a quem escutar.

 

 4.Promessas devem ser cumpridas: se falar que vai viajar, pode preparar as malas.

 

 5.   Estabeleça uma Rotina, pois, estrutura o tempo delas e cria disciplina.

 

 6.Respeito Mútuo: se você não respeitar seus filhos, também não lhe respeitarão.

 

 7.    Linguagem positiva: elogiar funciona melhor do que reprimir.

 

 8.    Boas Maneiras: elas vão a qualquer lugar, portanto, são universais.

 

 9.    O Papel dos Pais: é preparar os filhos para enfrentar o mundo.

 

 10.   Sempre Ouça seus Filhos: é preciso ter paciência para ouvir.

 

  

 

 PARTE V – NA DÚVIDA O QUE FAZER

  • assuntos difíceis com os filhosEm todas as situações os pais sempre devem manter a calma diante dos problemas.

 

  • Lembre-se que os pais são os melhores exemplos para os filhos.

 

  • Em caso de acidentes, mesmo os pais mais cautelosos devem entender que acidentes podem ocorrer, por isso, é importante saber o telefone da ambulância, hospital e etc.

 

  • No caso de intimidação por parte de colegas, converse com a criança, é preciso gerar uma relação de confiança com os filhos. Deve-se ensinar a criança a conversar com os professores, pais e responsáveis, ou seja, uma providencia deverá ser tomada.

 

  • A Criança não deve conversar com pessoas estranhas sem que os pais ou responsáveis estejam presentes, nem aceitar presentes de pessoas estranhas.

 

  • Em caso de mudança sempre conversar com a criança e dizer que a mudança será para melhor.

 

  • Nunca apresentar os problemas domésticos e familiares para as crianças, elas precisam de um ambiente saudável.

 

  • O livro de provérbios elenca várias orientações para cuidar melhor da família, leia-o com carinho. Que Deus te abençoe.

 

 Fonte: gracadedeus.no.comunidades.net


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *