TRABALHAR FORA OU FICAR COM OS FILHOS?

Chega um momento em que muitas mulheres se deparam com este dilema: Trabalhar fora ou ficar com os filhos.

Nos dias de hoje existe um novo perfil de mulher que não se enquadra na filosofia do movimento feminista e nem tão pouco no padrão da “Amélia – dona de casa”. Surge um novo modelo de mulher, as quais estão entendendo que o status profissional não é o único sinal de significado e importância e que a independência financeira não é a única medida de sucesso. Uma mulher pode se sentir plena e ter uma vida cheia de significado independentemente do seu sucesso profissional. Muitas mulheres quando precisam decidir se irão continuar a trabalhar fora ou ficar com os filhos em casa estão decidindo ficar em casa.

O interessante é que este novo perfil de mulher descobrem que apesar de não estarem trabalhando fora, elas podem desenvolver seu potencial como profissional e ter uma carreira a partir de casa, seja através de um trabalho em casa ou de um negócio próprio em casa. Ficar em casa com os filhos não significa ficar o dia todo limpando a casa, cozinhando, lavando e passando roupa. Muitas mulheres não se dedicam exclusivamente a casa e aos filhos, elas vão à academia, fazem cursos, tem projetos pessoais e muitas têm uma fonte de renda significativa.

Muitas mulheres deixam o seu trabalho após terem filhos. As razões podem ser:

  • Culpa por estar longe dos filhos.
  • O salário não compensa.
  • O filho está com problemas de saúde ou emocional.
  • Demasiado cansaço pela sobrecarga de ter um trabalho fora, casa e filhos para cuidar.
  • Simplesmente a mãe quer curtir a maternidade ao máximo.

 

duvidas3

Nem toda mulher que tem o desejo de deixar o seu trabalho tem a coragem ou até mesmo a condição financeira de fazê-lo. Outras mulheres sentem medo de interromper suas carreiras e depois que os filhos crescerem não conseguir retomá-las.

Particularmente, eu posso testemunhar várias histórias de mulheres que hoje com seus filhos crescidos retomaram suas carreiras. É verdade que muitas mudaram de profissão, algumas voltaram a estudar uma nova área de interesse, prestaram um concurso, montaram um negócio. Convivi com uma mulher que após ter seus filhos criados passou em um concurso para a vaga de arquiteta e se tornou uma profissional de sucesso.

Se você tem o desejo de deixar o seu trabalho para poder criar os seus filhos e estar mais tempo com eles, não fique preocupada com o depois – “E quando eles crescerem?” Quando eles crescerem você irá decidir o que fazer. Você encontrará um novo projeto. Talvez você pense – “E se meus filhos crescerem e eu me arrepender de ter deixado minha carreira par a criá-los?” Eu tenho comigo que o investimento que fazemos em nossa família terá muito retorno na hora certa. É um investimento que dinheiro nenhum no mundo traria tantos benefícios para sua família.

Muitas de nós quando deixamos nossos empregos podemos até sentir falta de algumas coisas que gostávamos, como: nos arrumarmos para ir ao trabalho, encontrar com os colegas, comer um lanchinho que não foi você quem preparou, ter uma mesa e alguns funcionários sob sua supervisão, seu salário no final do mês… Enfim, você pode sentir falta de algumas coisas.

relxar do stress

Você precisa tomar uma decisão muito consciente e refletir bastante antes  de deixar o seu trabalho fora e ficar em casa com seus filhos. O seu companheiro também precisa estar de acordo com a decisão, pois é uma mudança para toda a família.

Como uma mãe que fica em casa com os filhos eu tenho que te dizer – Ficar em casa para cuidar dos filhos não te dá uma vida glamorosa, muitas vezes pode ser bem monótona e entediante, mas é preciso maturidade para entender o real sentido de tudo isso e o porquê de estar fazendo isso. O tempo passa rápido demais e quando você menos esperar seus filhos estarão saindo de casa. No final a alegria e satisfação supera o estresse que passamos muitas vezes.

Outra coisa para se pensar é que não vai adiantar você ficar com seus filhos, se você se tornar uma pessoa infeliz, depressiva e com os nervos atacados. É preciso fazer uma escolha madura e decidir ser feliz. Curtir esta fase única dos filhos pequenos.

Tem dias que eu fico estressada e cansada, mas é então que eu paro, respiro fundo e me lembro da importância do que estou fazendo e vivendo. Praticamente todos os dias, quando meus filhos acordam é a mim que eles veem e faço questão de abraçá-los e dizer a eles o quanto eu os amo e então vou preparar um leitinho com chocolate que eles amam. Para mim isto é maravilhoso! Sinto-me feliz e realizada com coisas assim do dia a dia.

mães de hoje

Em minha opinião, o que não deve acontecer é a mulher colocar toda a sua identidade em “ser mãe”. Ser mãe é uma das muitas coisas que somos ou fazemos, claro que uma das coisas mais importantes e prazerosas que temos na vida, mas não pode ser a única. Você também tem outras áreas da vida como ser esposa, amiga, filha, seu relacionamento com Deus e até mesmo uma vida profissional.

O fato de você estar em casa com seus filhos não te impede de ter uma atividade profissional, você pode ter um negócio próprio ou um trabalho em casa. Eu tenho meu negócio em casa que é o meu blog mães que trabalham em casa e você também pode ter uma renda e um trabalho que você pode desenvolvê-lo em casa. Meu blog existe para  ajudar mães a encontrarem um trabalho ou negócio em casa, ao mesmo tempo em que estão cuidando de seus filhos.

Se você tiver a atitude correta e isso só depende de você, a sua vida não será entediante e vazia. Você não sentirá que os seus dias estão sendo jogados fora, se você decidir ficar em casa com seus filhos.

mae em casa com os filhos

Eu te convido a desfrutar da sua vida com seus filhos, se jogue no chão com eles para brincar, faça uma comidinha juntos, role na cama fazendo cócegas na barriguinha deles. Têm coisa mais gostosa do que gargalhada de criança?

Para muitas mulheres abrir mão da carreira para ficar em casa cuidando dos filhos é um retrocesso, uma degradação, mas do meu ponto de vista é uma honra. Criar os filhos não é um fardo, mas um presente dado por Deus! Um grande e maravilhoso privilégio!

 VEJA TAMBÉM:

MELHORES DICAS DE TRABALHO E NEGÓCIOS EM CASA

COMO COMEÇAR UM NEGÓCIO NA INTERNET E TRABALHAR EM CASA

5 OPORTUNIDADES DE SE TER UM TRABALHO EM CASA PELA INTERNET

SE PREPARE PARA TER UM NEGÓCIO EM CASA

PORQUE EU SOU UMA MÃE QUE TRABALHA EM CASA

Comentários

TRABALHAR FORA OU FICAR COM OS FILHOS? — 1 Comentário

  1. Pingback: CUIDE BEM DE VOCÊ MESMA! | MÃES QUE TRABALHAM EM CASA