10 dicas para dominar a arte da persuasão e convencer seus clientes
Quando foi a última vez que você teve que convencer seus clientes em uma situação de negócio?
Talvez você queira aumentar suas vendas, ou talvez convencer sua equipe a adotar novas e melhores práticas. Seja qual for a situação, você precisa dominar a arte da persuasão.
De acordo com Christina Hession da Toastmasters International, você deve começar por se perguntando por alguém deveria ouvir sua apresentação e, mais importante, o que você quer que essa pessoa faça como resultado, após te ouvir? Estruture sua apresentação em pontos de relevância para o seu público garantindo assim o máximo de sucesso.
Aqui estão dez dicas da Christina para ajudá-lo a persuadir o seu público e apoiar os seus arguentos:
1. Objetivo:
Seja muito claro sobre o propósito da sua apresentação. Você quer informar, motivar, entreter ou inspirar? O que quer que o público pense ou faça como resultado de sua conversa? Se você não sabe – então não culpe o público por olhar confuso para você.
2. Sinceridade:
Seja autêntico. Você precisa envolver o seu público com paixão e convicção sobre o assunto que os interessa. Você precisa vender confiantemente todos os benefícios do que você vende.
3. Autoridade:
Não se esqueça de informar seu público de sua especialidade e qualificações em uma breve introdução antes de sua apresentação.
4. Lógica:
Um componente essencial na persuasão eficaz. Isso pode ser, por exemplo:
- Um raciocínio linear – definir uma série de aspectos específicos do problema particular, antes de vinculá-los às suas causas e soluções, ou pensamento.
- Esteja baseado em fatos – incluem estatísticas relevantes e citação de fontes confiáveis para suas afirmações.
5. Falar ao coração:
Aborde um ponto, e então, conte uma história. O público gosta de histórias pessoais e anedotas, porque tocam suas emoções.
6. ‘Você Focado’:
Torne a sua apresentação ‘você focado’ em outras palavras, concentre-se no seu público. Usando a palavra ‘você’ em vez de ‘Eu’ ou ‘me’, faz com que sua apresentação seje mais pessoal e se torne uma conversa mais informal.
7. Humor:
O humor é um dispositivo muito eficaz para que você se engaje e se conecte com sua platéia. Servirá para deixar o ambiente mais leve, mas uma palavra de cautela aqui; o humor não pode ser politicamente incorreto, obsceno ou de zombaria com os membros da audiência.
8. Empatia:
Antes de iniciar sua apresentação observe o seu público. Quem são eles? Quais são suas necessidades e expectativas? Leve algum tempo para se misturar com sua platéia. Se possível, assegure que os assentos sejam organizados de modo que facilite a participação de todos.
9. Entrega:
Algumas atitudes que irão te ajudar a persuadir o público são:
- Sorria! Um sorriso é como o seu aperto de mão pessoal com o público.
- Fale com uma voz firme e em um ritmo medio.
- Varie a tonalidade da voz.
- Estabeleça contacto visual direto.
10. Confiança:
Sua apresentação começa desde o minuto em que você deixar o seu lugar para caminhar até o local onde você irá falar (se for o caso). Andando com a cabeça e costas retas irá transmitir ao público que você está confiante com o que fará. Um orador confiante é um orador persuasivo.
Fonte: www.toastmasters.org
2 Comentários