10 PASSOS A SEGUIR ANTES DE ABRIR UM NEGÓCIO DE ARTESANATO
O sonho de ter um negócio por conta própria é o sonho de muitas pessoas e se você estiver pensando na possibilidade de iniciar um negócio de artesanato, antes confira os dez passos recomendados por Maire Loughran:
1.Pense sobre por que você deseja iniciar um negócio de artesanato.
Você quer transformá-lo em um hobby ou em um negócio lucrativo. Talvez você esteja apenas cansado do seu trabalho do dia a dia e quer fazer a transição do trabalho fora para trabalhar em casa para você mesmo. Você está gastando muito tempo no escritório e sente que um negócio em casa lhe dará mais tempo com sua família? Seja qual for o motivo e você pode ter mais de um, sente-se e reflita sobre esta pergunta séria.
2. Tenha uma boa experiência prática.
Abrir um negócio de artesanato, especialmente se você planeja usá-lo para substituir o seu trabalho, não é algo que você pode fazer do dia pra noite. Se você quer que seu negócio de artesanato seja um sucesso, você precisa ter experiência, que vá desde o projeto básico até a obra completa.
3. Se especialize
Faça um curso que ensina as habilidades que você precisa. Não é uma má ideia fazer aulas em seu campo de artes para aperfeiçoar suas habilidades ou aprender coisas novas.
4. Escolha a entidade do seu de negócios
O seu negócio de artesanato podem variar com base no tipo de entidade de negócio que você selecionar. Se você não tem qualquer experiência prévia para trabalhar para si mesmo, é uma decisão difícil. Felizmente, você só tem três opções para escolher: Ser uma empreendedora individual, revender pra terceiros ou trabalhar com cooperativas.
5.Identifique quem é o seu consumidor:
Considere quem são seus clientes em potencial. Se será um negócio para homem ou para mulher é muito amplo. Você precisa considerar o tipo de produto, como por exemplo pintura em madeira, caixas de presente, lembrancinhas de chá de Bebê, panela, casamento. Defina o tipo de produto deseja confeccionar.
6. Estreite seu foco
O Ideal é concentrar-se no que você faz bem e com o tempo expandir a experiência para novos desafios.
7. Cheque a concorrência
Se você tem muita concorrência, você não necessariamente tem que abandonar seu sonho, mas desenvolva um nicho que ainda não está saturado. Do outro lado, se você não tem qualquer concorrência, isso pode não ser uma coisa boa. Pode ser que está não exista mercado para a sua arte ou ofício para torná-lo um negócio viável.
8. Encontre fornecedores
Você precisa encontrar fornecedores para comprar no atacado, e ter uma margem maior de lucro, comprando com desconto e parcelado.
9. Tenha um local de trabalho
A grande vantagem da maioria das empresas artesanais é que elas são ideais para operar como um negócio em casa. Escolha um local da sua casa para ser seu atelier ou oficina.
10. Escreva um plano de negócios
Muitos donos de empresas pensam que um plano de negócios é só quem quer um financiamento bancário ou de outro credor. Não é verdade. Um plano de negócios é seu roteiro para o sucesso. Todo negócio devem ter um planejamento para que possa antecipar problemas e soluções.
ALGUMAS DICAS DE ONDE VENDER SEU ARTESANATO:
https://www.mercadolivre.com.br/
Você pode também, criar uma FanPage no facebook e uma conta no Instagram para divulgar o seu trabalho.
Espero que tenha gostado das dicas!
23 Comentários