Como ajudar seu cérebro a guardar mais informações

Sabia que podemos ajudar o nosso cérebro a guardar mais informações?! Descubra como!

Como blogueira preciso ler bastante para criar os meus conteúdos, mas você já teve aquela sensação que apesar de ler bastante seu cérebro não ajuda…parece que você não é capaz de se lembrar de muita coisa após alguns dias ou mesmo horas…rsrs.

Lendo um artigo da revista Exame descobri que existem formas comprovadas que você pode usar para guardar de forma mais eficaz o conteúdo que você ouve ou lê.

Leia a seguir o artigo completo:

Mesmo que você digite mais rápido do que escreve, é melhor deixar o tablet ou o notebook de lado e pegar a caneta ao fazer anotações em aula, reuniões ou palestras.

E quem faz esta sugestão são dois cientistas, Pam Mueller, de Princeton e Daniel Oppenheimer da Universidade da Califórnia, autores de um estudo publicado pelo jornal Psychological Science.

Eles descobriram que escrever à mão é bem mais eficiente para a memorização do que digitar. De acordo com o estudo, quem escreveu, ao invés de digitar, foi melhor no teste de retenção de informação na memória do que os colegas que fizeram o inverso.

Renato Alves, recordista brasileiro de memorização e autor do livro “Faça Seu Cérebro Trabalhar por Você” (Editora Gente) “assina embaixo” desta recomendação.“Quando escrevemos ativamos a memória sensorial e motora que registra os momentos feitos pelas mãos”, explica.

Ele vai além: pede para caprichar na letra. “Quando você tem esse cuidado, precisa entrar num estado de concentração, ou seja, o ato de escrever por si só já ajuda a manter a mente mais focada. E como sabemos foco potencializa ainda mais a memorização”, diz.

Em seu livro “Não Pergunte Se Ele Estudou” (Humano Editora), Alves explica também que assistir uma aula prestando atenção e em seguida pegar uma folha de papel e fazer anotações traz ainda mais resultados.

“Ao processar e selecionar o que vai para o papel você acaba estimulando o córtex e produzindo sinapses. Escrever pode nos deixar mais inteligentes”, diz o especialista.

Para ele, são três atitudes quem estimulam a capacidade de memorização durante uma aula, palestra ou reunião:

1- Sente-se na primeira fila. “Para evitar dispersão”, diz.

2- Participe ativamente. “Acompanhar mentalmente a explicação, perguntar e participar ajuda a manter o foco”, diz.

3- Após a aula e com dúvidas solucionadas, faça um breve relatório, à mão, do que foi explicado. “Isso vai promover a fixação do assunto na memória”, diz.

Ótimas dicas, não é verdade? Eu já tenho esse hábito de escrever desde pequena quando estudo, leio um livro, assisto a uma palestra.

Outro dia estava comentando com minha coach que não sabia mais o que fazer com tantas agendas e cadernos de anotações e ela me disse: Pode jogar fora porque o objetivo já foi cumprido.

O que ela me explicou foi exatamente o que diz o artigo. O fato de eu ter escrito já fez com que o conteúdo fosse retido de forma muito mais eficaz no meu cérebro.

Já comprei aqui um monte de cadernos de capa dura e de cores diferentes para fazer minhas anotações!

E você? Já tem o hábito de escrever ou usa algum outro método que te ajuda a reter melhor as informações que você lê ou ouve?

Deixa um comentário, vou amar interagir com você!

Fonte: http://exame.abril.com

Tenha acesso ao meu Material Exclusivo!

Claudia Rezende

Claudia Rezende

Olá! Eu sou a Claudia Rezende e minha missão é te ajudar a ter o seu próprio negócio em casa te possibilitando assim viver uma vida mais próspera e com melhor qualidade junto da sua família!

Website: http://Mãesquetrabalhamemcasa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.