CUIDE BEM DE VOCÊ MESMA!
Recentemente li um artigo da Stephanie Taylor Chirstensen sobre tratar a si mesma como você trata os outros. Nós mães passamos maior parte do tempo cuidando dos filhos, da casa e do marido e muitas vezes deveríamos parar e nos perguntar o que gostaríamos de fazer por nós mesmas. Esta simples atitude poderia mudar muito nossas experiências do dia a dia, pois muitas vezes esquecemos nossas próprias necessidades no processo por estar focada em atender aqueles que amamos.
Você já parou para calcular todas as perguntas que você faz ao seus filhos todos os dias: Você está com fome? Está com sede? Quer leite ou maçã? Quer ir ao banheiro? Ao seu marido: como você está? Que horas você precisa ir embora? Você vem almoçar hoje? Como vai o trabalho? Arrumamos a casa e a deixamos sempre limpa e muitas vezes não nos arrumamos e nos cuidamos como deveríamos e merecemos.
Especialmente a maioria das mães que tem um trabalho ou negócio em casa são normalmente as últimas na lista de prioridades, nós não fazemos uma lista de prioridades para garantir que as nossas necessidades básicas sejam atendidas. Pergunte-se a si mesma: Como você está? O que posso fazer por você? Às vezes é bom ter seus sentimentos e necessidades reconhecidos — mesmo que isso venha de você mesma.
Quando você toma um tempo para cuidar de você mesma, seu dia inteiro e a sua vida, pode ser mais agradável. Até mesmo aqueles que estão a sua volta irão agradecer, pois você se torna uma pessoa mais relaxada e feliz.
Como mães que trabalham em casa precisamos encontrar equilíbrio na diferentes atividades que exercemos no nosso dia a dia: suprimento das necessidades da família, as tarefas domésticas, nosso trabalho em casa e nossas necessidades pessoais. A fórmula para ter sucesso como uma mãe que trabalha em casa, é o equilíbrio.
Aprendi uma fórmula muito legal que me ajuda a organizar o meu dia. É a regra do 8-8-4-4. Divida o seu dia em:
8 horas de sono
8 horas para a família
4 horas de trabalho
4 horas de tempo pessoal
As 8 horas de sono é a parte mais importante. Para ser boa para outros você precisa ser boa para si mesma. Quando você tem uma boa noite de sono você está valorizando o seu corpo e suas necessidades de descanso.
As 8 horas de tempo para a família inclui trabalhos domésticos, responsabilidades como lavar a louça, limpar a casa, preparar o jantar, dar banho nas crianças, ajudá-las nas tarefas. Estas atividades são feitas com o interesse da família em mente e podem ser feitas todos juntos como família.
São 4 horas de trabalho em seu negócio em casa (Home Office). Veja bem, se você decide trabalhar em casa para não ter chefe, fazer seu próprio horário, ter mais qualidade de vida, não faz sentido você trabalhar 8 horas, não é verdade?!
As 4 horas restantes são sua para desfrutar como você quiser: ler, assistir um filme, fazer exercícios, ir ao dentista ou médico, cuidar dos cabelos, unhas, passear, encontrar amigos, ir à igreja (cuidar da vida espiritual). Os seus filhos e o seu marido podem, é claro, fazer parte desse momento, mas façam coisas legais juntos.
Quando dividimos o dia de 24 horas dessa maneira nós organizamos melhor e o tempo se torna mais produtivo e dá para equilibrarmos as diferentes tarefas e situações que temos durante o nosso dia. Se for o caso, você pode fazer algumas alterações, tem pessoas que não tem a necessidade de dormir 8 horas, outras podem trabalhar apenas 3 horas e outras 5 horas no seu trabalho ou negócio em casa. Alguns fatores devem ser considerados como a idade dos seus filhos por exemplo, se seu filho é ainda um bebê você não conseguirá tirar 4 horas para você. Vale o bom senso sempre. O importante é não se esquecer de você, pois você merece ser cuidada e apreciada pelos outros e por você mesma!
LEIA TAMBÉM:
TRABALHAR FORA OU FICAR COM OS FILHOS
COMO COMEÇAR UM NEGÓCIO NA INTERNET E TRABALHAR EM CASA
2 Comentários