Home Office funcional, confortável e com personalidade.
Conheça algumas dicas para ter um Home Office funcional, confortável e com personalidade.
Para você que trabalha em casa através é indispensável ter um cantinho só seu, reservado para essa finalidade. Mas não pense que basta abrir seu notebook em cima da mesa de jantar, espalhar sua papelada por ali e já está tudo pronto para que possa desenvolver um trabalho. Para seu trabalho se desenvolver bem é preciso que você tenha um ambiente que lhe proporcione conforto, organização, praticidade, paz para se concentrar e é claro, tem que ter a sua cara! Sabendo da necessidade e da grande importância em se ter um Home Office resolvi estudar sobre o assunto e compartilhar com vocês algumas dicas para montar esse seu cantinho:
1. Escolha o local:
Nem sempre há um comodo da casa inteiramente disponível só para o Home Office, mas mesmo que não haja é importante que opte por um lugar isolado da parte comum da casa, para que o barulho causado pelo trânsito das outras pessoas da família não comprometa a sua concentração. Dê preferência aos ambientes bem arejados e iluminados (tanto luz elétrica, quanto a luz natural). Você vai precisar de uma certa infraestrutura, é bom certificar-se da rede elétrica, internet e etc.
2. Organize esse local:
Fazer desse local uma espécie de aparador da casa, onde tudo é depositado ali em cima, definitivamente não é funcional. Lembre-se esse é o seu local de trabalho e deve ser tratado como tal. Seja organizado, deixe nesse local apenas as suas coisas pertinentes ao trabalho, se for preciso adquira um móvel com gavetas e pastas para ajeitar tudo ao seu gosto, o importante é que consiga manter o seu Home Office organizado e limpo.
3. Escolha bem os móveis:
Você vai passar grande parte do seu dia de frente ao computador, por isso é imprescindível que a sua cadeira e a sua mesa lhe ofereçam conforto e segurança. Invista na sua saúde, pois ficar sentado em uma cadeira da mesa de jantar por tanto tempo, a longo prazo, vai causar sérios danos a sua coluna.
4. Invista em tecnologia:
Se você decidiu que vai trabalhar em casa pela internet, então é preciso viabilizar esse processo comprando um bom computador ou notebook, como preferir. É bom pensar também num pacote de internet banda larga com a operadora de sua preferência. Se você já tem as duas coisas, ótimo, está pronto pra colocar a mão na massa. Ter bons equipamentos e serviços vai lhe fazer ganhar tempo, ter menos estresse e melhor desempenho no trabalho.
5. Estabeleça regras:
Você optou por trabalhar em casa e deve encarar essa escolha com muito profissionalismo. Deixe isso bem claro para sua família. Quando estiver a trabalho não é bom que seja interrompido por problemas domésticos, isso fará com que você perca a concentração e por consequência tempo para retomá-la. Não fique constrangido em dizer “Não, agora estou trabalhando”!
6. Crie uma rotina de trabalho:
Todo trabalho que você venha a desenvolver é necessário que tenha um bom projeto. Todo ser humano precisa ter horários, hora de trabalho, hora de comer, hora de laser e hora de descanso. Para o trabalho em casa não é nada diferente, você precisa definir horários e fazer planeamentos para que o seu trabalho seja produtivo.
7. Policie-se na internet:
Essa maravilhosa ferramenta de trabalho também pode nos levar ao caos, com tantas opções de entretenimento a nossa frente é muito fácil se dispersar a navegar pela internet (musicas, filmes, redes sociais dentre outras) e fugirmos do foco do nosso trabalho, por isso cuidado, seja firme e determinado no seu propósito.
8. Abuse da criatividade na decoração do seu Home Office:
No meu ponto de vista essa é a ultima porém a melhor etapa da construção do nosso Home Office (amooo decoração! rsrs). A maneira particular com que cada um decora o seu cantinho de trabalho faz dele um ambiente personalizado e inspirador ao seu dono. Por isso use e abuse do seu bom gosto, faça pesquisas na internet que possam aguçar a sua criatividade, vá a lojas de decoração, enfim, dedique-se em deixar o ambiente com a sua cara! A criatividade e bom gosto, não vai te requerer muito dinheiro.
Espero que tenha gostado das dicas!