Lições da gargantilha embaraçada

Imagino que toda mulher já passou por isso (lá em casa isso acontece com certa frequência).

Ao pegar aquela gargantilha especial no porta joias para usar, percebe que ele está todo embaraçado. Se a gargantilha for daquelas em muitos níveis, pior ainda.

Pois bem, hoje mesmo recebi da minha esposa essa missão, desembaraçar uma gargantilha toda enrolada que tem três níveis.

Inicialmente a primeira ideia que vem a mente é: joga isso fora, tem jeito não.

Mas depois de alguns minutos de tentativas você logo evolui seu pensamento para: com certeza essa porcaria deve ir pro lixo.

Mas como todo homem, que não gosta de pedir informações, que sempre sabe o que faz e sempre tem respostas, você segue em frente, respirando fundo por muitas vezes.

O cordão foi desembaraçado após uns 30min de dedicação total (sem conversas paralelas, sem responder zap, sem olhar notificações das redes sociais), mas como todo processo ao qual nos submetemos tem algo a nos ensinar, não foi diferente neste caso.

Então, tome nota de algumas lições que podem te ajudar a desembaraçar áreas de sua vida:

Lição 1 – Nada que esteja embaraçado irá se desembaraçar sozinho

Todo problema clama por uma solução. Se existe um problema, um embaraço em alguma área de sua vida, você, em algum momento, precisará ficar cara a cara com ele para resolvê-lo.

Problemas não deixam de existir só porque você parou de olhar pra eles. O fato de pegar una gargantilha embaraçada pela manhã e jogá-la de volta na gaveta não significa que ao final do dia ela estará desembaraçada.

Ela estará lá, na sua gaveta, toda enrolada aguardando sua disposição em desembaraçá-la.

Eu sei que isso não deve acontecer com você, e que as áreas de sua vida devem estar totalmente desembaraçadas, mas, se por ventura você conhecer alguém que esteja passando por isso, conte esse segredo pra ela: “enquanto você não decidir abrir a gaveta, pegar a gargantilha e iniciar o processo de desembaraço, nada irá mudar”.

Encare seus problemas de frente, abandone a procrastinação e inicie já a resolução desse embaraço.

Lição 2 – Transforme um grande problema em pequenos probleminhas

Em gerenciamento de projetos utilizamos a técnica de decomposição do escopo do projeto, por exemplo: Construir um avião é complicado, mas se eu dividir esse avião em pequenas partes (fuselagem, pneus, elétrica, sistemas, poltronas, revestimentos, etc) que ao final me entreguem o avião pronto, será muito mais fácil chegar ao resultado desejado.

Igualmente, precisamos pegar esse grande embaraço e iniciar a decomposição dele em pequenas partes.

Ao desembaraçar a gargantilha percebi que as partes desembaraçadas deveriam ser isoladas, pois caso voltassem a ter contato com a parte embaraçada eu retornaria a estaca zero.

Isso nos fala que ao resolver esses pequenos problemas precisamos isolar as partes solucionadas do resto do problema. Caso contrário ativaremos o famoso “gerador de problemas”, que para resolver um problema, outros são criados. Isso me faz lembrar da história de Davi, que gerou um problemão ao engravidar Bateseba, mulher de Urias.

Pra resolver o problema ele se envolveu em muitos outros problemas como conspiração, homicídio, até o Profeta Natã o confrontar sabiamente e então o problema passou a ser de fato encarado de frente por Davi.

Não pense que um problema de meses, anos, irá se resolver instantaneamente, demandará de você a estratégia certa, e iniciar a resolução de grandes problemas resolvendo pequenos problemas é uma excelente estratégia.

Você tem uma grande dívida? Inicie pagando pequenas dívidas, que não estrangulem seu orçamento, negocie, renegocie, resolva essas pequenas dívidas até que você consiga ir para as dívidas maiores e por fim se livrar de todo esse embaraço.

Lição 3 – Tenha a visão da solução, não do problema

Toda vez que eu tentava desembaraçar a gargantilha e dava errado eu lembrava de como esse cordão ficava lindo quando minha esposa o usava.

O fato dele estar embaraçado naquele momento não arrancou de mim a bela visão que eu havia construído acerca dele.

Isso revela que se algo hoje está embaraçado, esse não é o estado natural dele. Casamentos embaraçados, por exemplo, um dia foram lindas histórias de amor, juras eternas, famílias felizes.

Mas em meio ao caos e embaraços parece que muitos perdem a visão original das coisas. Para se ter uma visão da solução é preciso lembrar-se do estado original das coisas, sem contaminação e embaraços.

Foi o que Deus fez em seu plano para reconectar o homem com Ele. O primeiro homem tropeçou e se embaraçou, então o projeto perfeito, baseado naquilo que deveria ser, mas não foi, Jesus, foi enviado, mostrando que a visão da solução não havia sido perdida.

Neste caso, na verdade, a solução já existia antes mesmo do problema se estabelecer.

Foco na solução, enxergue o que deveria ser, não o que é.


Lição 4 – Desfrute dos resultados do desembaraço

Não existe nada mais prazeroso do que um desafio vencido.

O combustível dos atletas de alta performance é a superação. Sempre existe uma marca a ser batida.

Lembre-se da frase: “Disseram que era impossível, até que alguém foi lá e fez”.

O impossível é apenas um ponto de vista. Eu acredito que existem muitas coisas em sua vida que você venceu há alguns anos que inicialmente pareciam impossíveis. Agora elas parecem impossíveis?

Bill Johnson afirma que se o seu sonho não for no mínimo impossível, ele é um insulto para Deus.

Penso que muitos admiram a os incríveis resultados obtidos por homens como Elon Musk, CIO da Tesla, ou Jeff Bezos, CIO da Amazon.

Eles estão pensando em outras escala, os projetos são exponenciais, pensam em impactos globais, atingindo multi segmentos como governo, comércio, legislações, indústria, etc.

Mas eu pergunto: eles não tem embaraços para resolver? Acredite, grandes resultados são subproduto de grandes problemas resolvidos.

Já parou pra pensar que o problema pode não ser um problema, mas a solução? Sim, você pode estar de frente com um problema que pode ser seu passaporte para uma promoção, um novo negócio.

Alguém disse que se você quer ganhar milhões, resolva o problema de milhões, simples assim.

Resolva seus problemas, encare os embaraços e resolva-os, pois seus frutos são poderosos.

Bom, eu estou no aguardo do beijo que me prometeram se eu desenrolasse a gargantilha. Tenho certeza que meu esforço será recompensado. 😉

Por Thiago Carneiro – @thiago_a_carneiro

Tenha acesso ao meu Material Exclusivo!

Claudia Rezende

Claudia Rezende

Olá! Eu sou a Claudia Rezende e minha missão é te ajudar a ter o seu próprio negócio em casa te possibilitando assim viver uma vida mais próspera e com melhor qualidade junto da sua família!

Website: http://Mãesquetrabalhamemcasa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.