O que é E-mail Marketing e como fazer
Para quem trabalha com E-mail Marketing certamente é uma ótima fonte de renda, mas criá-los nem sempre é uma tarefa simples.
Muitas pessoas não conseguem criar e-mails objetivos, simples e de qualidade ou ainda não sabem entender o funcionamento de cada e-mail que será enviado.
Para você que trabalha com blogs, e independente do nicho que você atua, é necessário que você contrate um bom serviço de Assistente de Email.
É fundamental construir uma lista de contados com pessoas que se interessem pelo seu negócio, pois será dessa forma que o seu negócio dará certo.
Mas o Que é E-mail Marketing?
Nada mais do que o ato de alguém se comunicar com um grupo de pessoas através de correio eletrônico.
Qualquer comunicação comercial através do email pode ser denominada email marketing.
E tem se revelado uma maneira eficiente para ficar conectado com seus clientes e ao mesmo tempo promover o seu negócio.
Componentes do E-mail Marketing
Tenha em mente que o e-mail é muito pessoal e que para conquistar o seu lead e transformá-lo em seu potencial cliente precisa conquistar a sua confiança.
Para que isso aconteça escreva e-mails simples, porém muito bem apresentáveis e que mostre o quão profissional você é.
Os elementos desse e-mail devem conter: remetente (sempre em seu nome, nunca em nome de empresa ou blog, site, etc), assunto, saudação, corpo, finalização e a sua assinatura.
Lembrando que ao escrever o assunto você deve chamar a atenção do leitor para abrir o email e o corpo do mesmo deve manter o foco no assunto.
Não fique enrolando muito, seja muito claro e objetivo.
Ninguém tem paciência para ler um testamento, sem que esse testamento se trate da sua herança! rsrs
Como fazer E-mail Marketing?
A sua lista de e-mail é o seu maior ativo, assim como o seu blog, ela é muito importante para que você tenha sucesso com o seu negócio online.
Portanto contrate um bom assistente de email para que além de conseguir organizer e enviar os seus e-mails eles sejam entregues para o maior número de pessoas possível.
Veja abaixo algumas dicas para que o seu e-mail seja aberto e lido, e não descartado ou marcado como SPAM, como acontece na maioria das vezes.
Honestidade
Nunca compre um email sequer para a sua lista, você deve construí-la com a maior honestidade possível.
Conquiste o lead para que se cadastre na sua lista por sua livre e espontânea vontade e de preferência com um duplo opt-in (confirmação através de email).
Assim você vai construir uma lista sólida e responsiva originando resultados muito melhores.
Investir
Como já foi dito a sua lista é o seu principal ativo, portanto cuide muito bem dela, mantenha um relacionamento estreito com os seus leads, enviando emails de muita qualidade e com conteúdo pertinente as suas dores.
Não adianta você ter uma lista gigantesca se ela não interagir com seus emails.
Invista tempo e dinheiro para cuidar do seu bem mais precioso.
Canal para Opt-out
Sempre disponibilize o link que dá as pessoas a opção de se descadastrar da sua lista, já que não é do seu interesse manter o lead na sua lista a força, mesmo porque assim você estaria praticando SPAM e não é esse o objetivo.
Frequência
Se atente na frequência em que você envia os seus e-mails, já que não devemos enviar emails esporádicos e muito menos enviá-los a todo instante.
Devemos encontrar o equilíbrio necessário porque tanto uma opção como outra podem gerar uma imagem negativa à seu respeito.
Relevância
Sempre antes de enviar o seu e-mail, esteja ciente que as pessoas da sua lista estão mesmo interessadas pelo assunto do seu negócio, pois dessa forma você vai atingir seu público e grupos de interesse.
Troca
Dê sempre ao seu lead conteúdo de valor para que ele se sinta agradecido a você e em troca se torne seu fiel cliente.
Tamanho dos arquivos
O tamanho do e-mail o suficiente para se passar uma mensagem simples e objetiva.
Evite muitas imagens e se o conteúdo for longo prefira inserir um link que leve o lead até o blog ou site onde ele poderá desfrutar de todo conteúdo.
Retorno
O Retorno financeiro virá como consequência de um email marketing bem feito.
Lembre-se que esse canal de comunicação entre você e a sua lista não serve apenas para a divulgação de um determinado negócio, ou seja vendas, já que é por meio dele que você vai conseguir entender e conhecer melhor os desejos e as dores seu cliente.
Essas são algumas dicas para você dar início a utilização dessa ferramenta tão poderosa, e pode ter a certeza que se seguir essas dicas estará no caminho certo!
Vou deixar o link da empresa que eu uso para enviar os meus e-mail.
Você pode criar sua conta gratuita até 5.000 contatos clicando AQUI!
Deus te abençoe nos seus negócios!
Até a próxima!
Abraço!
Cláudia