O que é empreendedorismo
Afinal que é empreendedorismo? Ser empreendedor é o mesmo que ser empresário?
Não, ser empreendedor não é necessariamente ser um empresário.
Vamos conhecer algumas definiçoes e exemplos.
A palavra empreendedorismo deriva do francês “entrepreneur” que faz referencia a empreendedorismo e que nasceu no início do século XVI.
Nessa época os construtores de pontes, estradas e os arquitetos eram chamados pelos franceses de empreendedores.
O autor do livro Empreendedorismo, Robert D. Hisrich diz, “Empreendedorismo é o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação econômica e pessoal.”
A Wikipédia define, “Empreendedorismo é o processo de iniciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes.
É um termo muito usado no âmbito empresarial e muitas vezes está relacionado com a criação de empresas ou produtos novos, normalmente envolvendo inovações e riscos.”
Nos dias atuais o conceito de empreender é usado de forma mais ampla, não se restringindo apenas a inovação no sentido de criar algo totalmente novo.
Mas de se aproveitar novas oportunidades no âmbito dos negócios, como sair de um emprego tradicional e seguir modelos diferentes de negócios.
O empreendedor é alguém que está sempre buscando novas oportunidades.
Consideramos que o empreendedorismo é identificar uma oportunidade e desenvolvê-la.
Essa oportunidade pode se apresentar de várias formas, desde ser um vendedor ambulante até grandes corporações.
As pessoas que fazem a opção pelo empreendedorismo são pessoas que buscam independência, realização e sem dúvida nenhuma, são pessoas dispostas a sair da zona de conforto e acorrer riscos.
Normalmente as pessoas confundem o conceito de empreender com ser um empresário.
Podemos dizer que o empreendedorismo é muito mais uma atitude do que uma atividade, enquanto que ser empresário é uma condição.
O empreendedorismo deve ser cultivado e motivado, pois ele eleva o padrão de vida das pessoas, cria mais empregos e condições para uma sociedade mais próspera.
E você? Você é uma pessoa empreendedora? Deixe seu comentário abaixo, gostaria de conhecer sua história.
Se você tem o desejo de ter um negócio próprio, mas não tem ideia do que fazer. Assista ao vídeo abaixo, creio que irá te ajudar! 😉
Qualquer dúvida, conte comigo!
Um abraço!
Claudia.