RESUMO: OS SEGREDOS DA MENTE MILIONÁRIA
Hoje terminei de ler o livro OS SEGREDOS DA MENTE MILIONÁRIA do autor T. Harv Ekere e gostaria de compartilhar com vocês um pequeno resumo. Te recomendo comprar o livro, ele apareceu na lista dos mais vendidos do New York Times e foi número 1 na lista de livros de negócios do Wall Street Journal.
É um livro para pessoas que querem ou precisam mudar suas vidas financeiras, como também renovar a sua mente dos antigos conceitos de dinheiro que não ajudam em nada, muito pelo contrário, só atrapalham.
O autor divide o livro em duas partes:
O SEU MODELO DE DINHEIRO
Tem a ver como o caráter, o pensamento e as crenças que são conceitos fundamentais no sucesso das pessoas segundo o autor.
O modelo de dinheiro é determinado por tudo o que ouvimos no passado, as experiências que tivemos em relação ao dinheiro, episódios específicos, ou seja, principalmente de nossos pais ou por quem fomos criados.
Quem por exemplo já ouviu: “Dinheiro não é capim!” –“Você acha que eu sou feito de quê? De dinheiro?” – “Os ricos são gananciosos, eles enriquecem com o suor dos pobres.” – “Os ricos são desonestos.” – “Temos que ter só o suficiente para viver. Mais do que isso é cobiça.” E por aí vai…
Segundo o autor o modelo de dinheiro que cada indivíduo tem está no seu subconsciente, e é esse modelo, que determina o seu futuro financeiro e se esse modelo não é correto ele precisa ser zerado. E a mudança deve começar com: conscientização, entendimento e dissociação.
Na página 34 do livro o autor diz: “mesmo que você tenha todo o conhecimento e toda a qualificação do mundo, se o seu modelo de dinheiro não estiver programado para o sucesso, você estará condenado financeiramente”. Na página 37 ele ainda diz: “Se não formos à raiz da questão e nos livramos do medo, nenhuma quantidade de dinheiro será capaz de nos ajudar”.
OS ARQUIVOS DE RIQUEZA
Na segunda parte do livro o autor compartilha o que ele chama de OS ARQUIVOS DE RIQUEZA. Após estudos e pesquisas, ele elabora dezessete modos de pensar e agir que distinguem os ricos das outras pessoas.
1. OS RICOS CRIAM SUAS PRÓPRIAS VIDAS
As pessoas ricas acreditam na seguinte ideia: “Eu crio a minha própria vida.” As pessoas de mentalidade pobre acreditam na seguinte idéia: “Na minha vida, as coisas acontecem.”
2. OS RICOS ENTRAM NO JOGO DO DINHEIRO PARA GANHAR
As pessoas ricas entram no jogo do dinheiro para ganhar. As pessoas de mentalidade pobre entram no jogo do dinheiro para não perder.
3. OS RICOS ASSUMEM O COMPROMISSO DE SEREM RICOS
As pessoas ricas assumem o compromisso de serem ricas. As pessoas de mentalidade pobre gostariam de ser ricas.
4. QUEM É RICO PENSA GRANDE
As pessoas ricas pensam grande. As pessoas de mentalidade pobre pensam pequeno.
5. OS RICOS FOCAM AS OPORTUNIDADES
As pessoas ricas focalizam oportunidades. As pessoas de mentalidade pobre focalizam obstáculos.
6. O MAIS IMPORTANTE: RICO ADMIRA RICO!
As pessoas ricas admiram outros indivíduos ricos e bem-sucedidos. As pessoas de mentalidade pobre guardam ressentimento de quem é rico e bem-sucedido.
7. RICO ANDA COM RICO
As pessoas ricas buscam a companhia de indivíduos positivos e bem-sucedidos. As pessoas de mentalidade pobre buscam a companhia de indivíduos negativos e fracassados.
8. QUEM É RICO GOSTA DE SE PROMOVER
As pessoas ricas gostam de se promover. As pessoas de mentalidade pobre não apreciam vendas nem autopromoção.
9. VOCÊ VENCE UM PROBLEMA TORNANDO-SE MAIOR DO QUE ELE
As pessoas ricas são maiores do que os seus problemas. As pessoas de mentalidade pobre são menores do que os seus problemas.
10. RICOS SABEM RECEBER DINHEIRO
As pessoas ricas são excelentes recebedoras. As pessoas de mentalidade pobre são péssimas recebedoras.
11. OS RICOS RECEBEM DE ACORDO COM SEUS RESULTADOS
As pessoas ricas preferem ser remuneradas por seus resultados. As pessoas de mentalidade pobre preferem ser remuneradas pelo tempo que despendem.
12. QUEM É RICO NÃO LIMITA SUAS OPÇÕES
As pessoas ricas pensam: “Posso ter as duas coisas.” As pessoas de mentalidade pobre pensam: “Posso ter uma coisa ou outra.”
13. RICOS OLHAM PARA O PATRIMÔNIO LÍQUIDO
As pessoas ricas focalizam o seu patrimônio líquido. As pessoas de mentalidade pobre focalizam o seu rendimento mensal.
Ele divide o patrimônio em:
1. Rendimentos
2. Poupança
3. Investimentos
4. Simplificação – aqui se trata de não esbanjar dinheiro, mas ter um estilo de vida em que você dependa menos de dinheiro.
14. OS RICOS ADMINISTRAM BEM O DINHEIRO
As pessoas ricas administram bem o seu dinheiro. As pessoas de mentalidade pobre administram mal o seu dinheiro.
Neste capítulo ele dá uma sugestão de divisão do dinheiro:
10%POUPANÇA PARA DESPESAS LONGO PRAZO
10% INSTRUÇÃO FINANCEIRA
50% NECESSIDADES BÁSICAS
10% DOAÇÕES
10% DIVERSÃO – para fortalecer o seu músculo recebedor.
10% LIBERDADE – investimento, não se pode gastar.
15. RICOS INVESTEM
As pessoas ricas põem o seu dinheiro para dar duro para elas. As pessoas de mentalidade pobre dão duro pelo seu dinheiro.
16. QUEM É RICO SUPERA O MEDO
As pessoas ricas agem apesar do medo. As pessoas de mentalidade pobre deixam-se paralisar pelo medo.
17. OS RICOS USAM A IDEIA DA SOBRECARGA PROGRESSIVA
As pessoas ricas aprendem e se aprimoram o tempo todo. As pessoas de mentalidade pobre acreditam que já sabem tudo.
MINHA CONCLUSÃO PESSOAL:
Eu gostei muito do livro! Normalmente quando leio um livro, eu passo o conteúdo pela peneira, e se não vai contra minha fé e meus princípios eu tomo como conhecimento para por em prática.
No caso do livro “OS SEGREDOS DA MENTE MILIONÁRIA” quero aplicar em minha vida a maioria desses conceitos e mudar muitas coisas no meu modo de pensar, pensamentos e conceitos que não contribuíram em nada, muito pelo contrário.
Quero finalizar este resumo deixando duas afirmações do autor que me chamaram muito a atenção:
“O dinheiro não vai pode transformá-lo em algo que você já é.”
“Ser bondoso, generoso e afetuoso não tem nada a ver com a quantidade de dinheiro que está na sua carteira – essas qualidades vêm do que existe no seu coração. Ser puro e espiritualizado não tem relação com sua conta bancária – esses atributos se originam do que está na sua alma.”
Lembrei-me então da Bíblia, onde o Apóstolo Paulo diz que “o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males”. O dinheiro em si não é sujo e mau, mas sim o amor ao dinheiro e a ganância no coração de algumas pessoas.
Fica a dica de leitura que poderá trazer mudanças nas suas finanças e te ajudar a alcançar os seus objetivos!
21 Comentários