Você está disponível para o seu filho?
Se o seu filho (a) quisesse lhe perguntar sobre alguma coisa, ele(a) poderia facilmente encontrar tempo no dia para conversar com você?
Podemos ficar tão ocupados indo de uma atividade para a próxima – arrumar o café da manhã, dirigir para a escola, correr para o trabalho, fazer o jantar, a lição de casa, ir pra cama. Às vezes nos falta espaço e tempo para importantes conversas com nosso(s) filho(s).
Se seu filho ou filha tiver uma pergunta sobre a vida, quando eles te perguntariam? Se eles quisessem contar uma história engraçada que aconteceu durante o dia, quando eles farão isso? É por isso que a hora da refeição familiar deve ser um momento reservado em família. Sem eletrônicos na mesa. Você pode ter algumas conversas excelentes ao redor da mesa.
É por isso que as crianças não devem ter fones de ouvido no carro. Este é um momento em que você pode conversar com eles, e o mais importante, ouvir.
Às vezes, seu filho apenas quer estar perto de você.
Quanto mais ficamos ao lado de nossos filhos sem nenhum aparelho eletrônico, mais chances nós temos de nos conectarmos e termos conversas importantes.
Conversas importantes não precisam ser sobre Deus, drogas, sexo ou álcool. Todas as pequenas coisas que você compartilha ajudam seu filho, a saber, que quando surge um grande problema, mãe e pai estarão lá para escutar e ajudar.
Não podemos estar tão ocupados que não temos tempo para colocar a vida em “pausa” para conversas curtas ou longas com nossos filhos. Por favor, coloque o telefone de lado no início da noite, para que seus filhos saibam que você está disponível para dar atenção a eles, se algo estiver em suas mentes.
A hora de dormir é um momento natural para as crianças conversarem e isso é bom. Mas também é bom ter margem suficiente em sua agenda diária para que você esteja disponível para conversar depois do jantar ou no carro, no percurso para a escola ou em outros momentos, também.
Além de pequenas conversas diárias, faça horários especiais durante o ano em que você fica sozinho com seus filhos na natureza. Você se conectará muito mais profundamente quando o WiFi não estiver presente.